Universidade do Estado de Mato Grosso

Encontro Nacional

Docentes apresentam trabalhos em Encontro Nacional de Jornalismo

Por Brenda Carvalho

                Desenvolver práticas de ensino na comunidade acadêmica por meio de pesquisas visando a melhoria na educação é um dos objetivos dos professores Mestres Antônio Sardinha, Gibran Luís Lachowski e Marli Barboza da Unemat de Alto Araguaia. Os docentes vão apresentar trabalhos de pesquisa no 14º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Santa Mônica em Minas Gerais. O evento será realizado entre os dias 27 e 30 de abril de 2012 com o tema “A formação superior como elemento constituinte e legitimador do campo do jornalismo”.

O encontro, que é promovido pelo Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e realizado pela Universidade Federal de Uberlândia, objetiva discutir a importância da formação universitária na tentativa de fortalecer o campo jornalístico e definir propostas para a melhoria da formação de jornalistas a partir de debates entre alunos, professores e representantes de instituições da área.

Fazem parte do evento o 5° Encontro FNPJ de Coordenadores de Curso de Jornalismo, o 10° Pré-fórum da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o 7° Colóquio da Agência de Notícias do Direito da Infância (ANDI) e o 10° Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino e Extensão em Jornalismo, sendo o último, o evento em que os professores terão a oportunidade de apresentarem seus trabalhos que serão efetivados nos dias 28 e 29 de abril.

O professor Gibran Lachowski, que apresentará um relato sobre “Relação entre apuração e ética jornalística: exercitando a análise do material passível de publicação”, trabalhou a reportagem da revista Veja de 31 de agosto de 2011 intitulada “O poderoso chefão” com o 6° semestre de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) campus de Barra do Garças.

Segundo o professor, esse relato de experiência tenta expor a necessidade da comprovação dos fatos da notícia respeitando-se o código de ética jornalístico e os princípios fundamentais que regem a Constituição brasileira. “Hoje em dia existem muitas matérias de denúncia com pouca comprovação, dessa forma tentei fazer com que os acadêmicos tirassem por suas próprias conclusões se seria certo ou não publicarem essa reportagem estimulando-os a terem responsabilidade”, afirma Gibran.

Sob a autoria dos professores Antônio Sardinha e Marli Barboza, o artigo “O estágio em jornalismo sob a perspectiva pedagógica – a experiência na Universidade Estadual de Mato Grosso” aborda as políticas de estágio desenvolvidas no curso de Comunicação Social na Universidade. Para Marli o estágio implementado no campus busca aperfeiçoar o ensino acadêmico conciliando a teoria e a prática. “Vamos apresentar como é o estágio em Jornalismo no campus de Alto Araguaia expondo as inovações e o que ele oferece de bom aos acadêmicos, bem como tentaremos levantar críticas e apontamentos como forma de melhorá-lo”.

Marli ainda afirma que a participação de docentes em eventos como este buscam a oportunidade de divulgação do nome da Universidade em outras localidades e instituições de ensino, o que mostra a importância da participação ativa do campus não só no meio acadêmico, como também possibilita a inserção de exercícios de ensino na sociedade.