Universidade do Estado de Mato Grosso

Apresentação em Congresso

Professor e acadêmico da Unemat apresentam hoje trabalho em congresso no Uruguai

Por Lavousier Machry

A classe acadêmica, bem como a classe docente do campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus regional em Alto Araguaia, está cada vez mais inserida em discussões científicas em nível nacional e internacional. Nesta quinta-feira (10.05), o professor Me. Lawrenberg Advíncula da Silva e o acadêmico Marcos Cardial de Souza, do oitavo semestre do curso de Comunicação Social, vão apresentar o artigo intitulado “Estudando Folkmarketing na Feira Livre de Alto Araguaia, Mato Grosso: uma reflexão sobre os agentes-comunicadores e seus processos comunicativos” no XI Congresso da Associação Latinoamericana de Investigadores de Comunicação (ALAIC), realizado entre os dias 9 a 12 de maio, em Montevidéu, no Uruguai.

O tema do trabalho apresentado reflete sobre as práticas comunicativas da feira municipal Benno Ubaldo Presser, na cidade de Alto Araguaia, ao atentar para os artífices e as táticas enunciativas dos feirantes. O acadêmico Marcos Cardial, em face de concluir a graduação no curso de jornalismo pela Unemat, ressalta que o objetivo do trabalho é apresentar o modo como elementos populares do cotidiano dos feirantes inter-relacionam com as mensagens midiáticas. “Em suma o trabalho interessa-se em identificar os processos de transcodificação, compartilhamento e re-significação entre os saberes mais tradicionais de um feirante e as mensagens midiáticas que eles utilizam, ao se desenvolver uma pesquisa etnográfica na feira de Alto Araguaia” afirma o acadêmico.

A abertura do XI ALAIC ocorreu na manhã desta quarta feira (09.05), na Universidade De La Republica, com a realização de duas conferências. A primeira com o filósofo Juan Diáz Bordenave e a outra com o professor/pesquisador José Marques de Melo, um dos maiores pesquisadores do Brasil na atualidade e ex-aluno do professor Luiz Beltrão. Para o professor Lawrenberg da Silva, esta é uma oportunidade única não só de participar de um evento de nível internacional, mas também de comunicar-se com grandes pesquisadores da área de comunicação da América Latina, além de pesquisadores da Espanha, Portugal e França. “Estamos dialogando com pesquisadores da área de comunicação que são referências no campo e compõem a literatura científica da maioria dos cursos de comunicação. É o momento de estabelecer contatos”, afirma o professor.

Entre os nomes presentes no XI ALAIC em Montevidéu, estão Margarida Kunsch, Maria Immacolata, Muniz Sodré, Raquel Paiva, Cézar Bolanõ, Guilherme Orozco, Valério Brittos, Betânia Maciel, e Jesús Martin-Barbero, que fará a conferência de encerramento e receberá o título de doutorado Honoris Causa.

O artigo escrito a quatro mãos será apresentado nesta quinta-feira (10.05), na Faculdad de Ciencias Sociales, uma das sedes do evento em Montevidéu – Uruguai por volta das 14h. O evento conta com a participação de mais de mil inscritos, entre acadêmicos, pesquisadores e professores vindos de toda a América Latina. O professor Lawrenberg reforça a importância da participação em eventos como o ALAIC tanto para docentes quanto para discentes, na forma de iniciação científica. “É um momento em que as práticas comunicacionais são apresentadas, pensadas e atualizadas através da troca de experiências no campo da pesquisa em comunicação. Quem ganha são os acadêmicos e a instituições representadas. Eventos dessa dimensão evidenciam um dos papéis da universidade: a formação de conhecimento”, conclui Lawrenberg.