Universidade do Estado de Mato Grosso

Exame Nacional

Inscrições para o ENADE seguem até 17 de agosto

Por Brenda Carvalho

As inscrições de estudantes habilitados ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2012) podem ser realizadas até o dia 17 de agosto sob a responsabilidade da Instituição de Educação Superior (IES). Na Unemat de Alto Araguaia somente o curso de Comunicação Social será avaliado. O coordenador do curso deve acessar a página (www.enadeies.inep.gov.br), fornecer o número de CPF, gerar uma senha e seguir as instruções de preenchimento.

Estão habilitados a participar do ENADE 2012 estudantes ingressantes, aqueles que tenham iniciado o respectivo curso com matrícula no ano de 2012; e estudantes concluintes, aqueles que tenham expectativa de conclusão de curso até julho de 2013, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do curso até o término do período de inscrição. Porém, nesta edição, somente os estudantes concluintes participarão da prova.

Ficam dispensados os acadêmicos que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2012. A ausência de inscrição de alunos habilitados para participação no Enade 2012, nos termos e prazos estipulados, poderá levar à suspensão de processo seletivo para o curso.

A participação no ENADE é também condição indispensável para que o acadêmico possa participar do ato de colação de grau e obter seu diploma de conclusão do curso. A prova será aplicada no dia 25 de novembro, com início às 13 horas (horário de Brasília). Para mais informações, consulte as perguntas frequentes no site do Inep aqui.

ENADE: O Enade tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. Assim, serão construídos referenciais que permitam a definição de ações voltadas à melhoria da qualidade dos cursos de graduação por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais.