Universidade do Estado de Mato Grosso

Eleição

Candidato a direção da Faculdade de Letras, Ciências Sociais e Tecnológicas apresenta propostas à comunidade acadêmica

Por Pâmila Martins

Acontece no próximo dia 18 de outubro de 2012 a eleição para diretor da Faculdade de Letras, Ciências Sociais e Tecnológicas. Candidato único, o professor Danilo Persch apresenta propostas aos alunos, docentes e técnicos administrativos.

Doutor em Filosofia,  Persch é docente da Universidade do Estado de Mato Grosso há 17 anos. Foi professor no campus da UNEMAT em Alta Floresta, antes da transferência para Alto Araguaia, em 2008.

Foi chefe interino do departamento do Curso de Comunicação Social e atualmente é professor de Filosofia nos cursos de Comunicação Social – Jornalismo e da Licenciatura em Computação.

Confira a seguir trechos da entrevista do candidato.

 

Faculdade

Danilo Persch – O cargo sempre existiu dentro da Unemat, mas foi no último congresso universitário que ficou decidido que as faculdades fossem instaladas em campi. Teremos no campus de Alto Araguaia uma faculdade que abrangerá os três cursos nomeados em três áreas do conhecimento, Ciências Sociais e Tecnológicas e Letras, e um diretor que responderá por esta faculdade.

O diretor de faculdade exerce papel administrativo. Deve continuar com seu trabalho de professor na Instituição, mas com carga horária reduzida. É um cargo não remunerado que tem duração de dois anos.

A faculdade terá um colegiado, que funciona, nos mesmos moldes dos colegiados dos cursos, e do colegiado regional.

 

Mudanças

Danilo Persch  – O que muda é que é antes nossos cursos estavam burocraticamente ligados à Cáceres, havendo um diretor da faculdade seremos mais independentes.

Não muda nada na universidade em termos de funcionamento, o que muda é que toda tramitação burocrática poderá ser resolvida aqui pelo colegiado da Faculdade. O nosso campus terá mais autonomia e, conseqüentemente, teremos mais eventos, mais recursos, e mais extensão.

 

Propostas

Danilo Persch – A proposta principal será congregar os três cursos da universidade, e dentro desses três cursos promoverem o ensino, a pesquisa e a extensão. Criar até o final deste ano o Colegiado da faculdade, porque assim teremos mais autonomia para propor projetos de cursos, buscar recursos, incentivar os professores em projetos de extensão, qualificação.

O diretor tem o papel de incentivar e buscar recursos financeiramente para viabilizar novos projetos e pesquisas. Incentivar a comunicação entre os três segmentos da Universidade, buscando sugestões dos estudantes.

Íntegra das propostas aqui.