Universidade do Estado de Mato Grosso

Ministro do STF Gilmar Mendes participa de colação de grau da Unemat


22/02/2014 23:00:39

por Hemilia Maia

Foto por: Deivid Fontes

Sexta-feira, (21), no Centro de Eventos Juarez de Abril, foi realizada a colação de grau das primeiras turmas de Educação Física, Administração e Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Diamantino. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, esteve presente na solenidade quando o campus recebeu o nome de seu pai que foi pioneiro na luta pela educação em Diamantino. A partir de agora denominado Campus Universitário Francisco Ferreira Mendes.

Os 70 novos profissionais receberam a outorga de colação de grau das mãos do reitor da Unemat, professor Adriano Silva, após a solenidade denominativa do campus. O acadêmico Álvaro Pereira, da turma de Direito, foi lembrado no discurso do orador da turma e homenageado com Um Minuto de Silêncio. A cantora de Diamantino, Raquel, emocionou a todos com sua bela voz e canção.

A transição da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino (Uned) para Unemat se através do processo de transferência dos cursos e dos acadêmicos proporcionou, no último semestre, aos novos profissionais a vivência política e pedagógica da Unemat que se baseia em um tripé de ensino, extensão e pesquisa, além de cursar uma universidade pública estadual. “Uma nova realidade que só foi possível pelo pioneirismo daqueles que lutaram para trazer educação para Diamantino e as cidades circunvizinhas”, lembrou Adriano Silva.

O deputado Estadual, José Riva, chamou atenção para o vetor de transformação chamado Educação. “Onde chegou um campus da Unemat o município e as cidades vizinhas se transformaram”, concluiu em seu discurso. E foi o ministro do STF, Gilmar Mendes, filho de Diamantino quem fechou o raciocínio com sua própria história. “Se precisarem de exemplo de alguém que venceu graças aos estudos. Sou eu!”

Durante a solenidade a mesa foi composta pelo reitor da Unemat, professor Adriano Silva; o ministro do STF, Gilmar Mendes; o deputado Estadual, José Riva; o secretário de Educação Nilvo Lanza, representante do prefeito de Diamantino, Juviano Lincon; o prefeito de Nova Marilândia, Werner Santos; o presidente da OAB Diamantino, Gildo Capeleto; o presidente do CRA/MT, Luís Arruda e pelos professores da Unemat Ana Di Renzo, pró-reitora de Ensino de Graduação; Ariel Lopes, pró-reitor de Gestão Financeira; Roberta Raye, diretora Político, Pedagógico e Financeiro do campus de Diamantino; e, o diretor Administrativo do campus de Diamantino, Carlos Arruda.