Universidade do Estado de Mato Grosso

ESTRUTURA

Está em andamento na Unemat a implantação de ações de segurança, saúde e serviço social

08/04/2014 08:46:57

por Hemilia Maia

Foto por: Arte: Rangel Macedo

A partir do Decreto nº 1919, de agosto de 2013, o Governo do Estado instituiu a Política de Saúde e Segurança no Trabalho para os servidores da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo de Mato Grosso e através do Decreto nº 1920 criou o Conselho de Saúde e Segurança no Trabalho para os mesmos servidores.

Atualmente, na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), com a chegada do Técnico de Segurança do Trabalho o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) vem sendo implantado. A partir de suas ações também foi inserida a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Unemat (Cipa), composta de membros indicados pela gestão da Unemat e por servidores eleitos por seus pares. Além do Técnico de Segurança do Trabalho também foi inserida na universidade uma Assistente Social que ao implantar o Programa de Atenção ao Servidor prevê ações em consonância com a Política Estadual de Saúde e Segurança no Trabalho.

Em outubro de 2013 foi realizado o treinamento teórico e prático anual para os membros titulares e suplentes das Cipas de todos os campi e da sede administrativa, executados por empresa de consultoria em Segurança, Medicina do Trabalho e Gestão Ambiental, especializada em treinamentos de Cipa.

Ao todo 55 membros foram instruídos sobre as responsabilidades da Cipa; receberam técnicas de combate a incêndio e de assistência de primeiros socorros; instrução de estudo de ambiente, dos riscos originados durante as atividades dos servidores, da metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho; de legislação trabalhista; de princípios gerais de higiene do trabalho; dentre outros conhecimentos.

Segurança x Acidentes – A segurança do trabalho pode ser entendida como o conjunto de medidas adotadas para minimizar os acidentes de trabalho, as doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador. Os acidentes de trabalho acontecem no exercício das atividades profissionais a serviço da instituição e provocam lesão corporal ou perturbação funcional e podem causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

Serviço Social – As atribuições do serviço social em consonância com a Política de Saúde e Segurança no Trabalho preconizam a realização do trabalho com foco na promoção e prevenção de ações individuais e coletivas que intervenham no processo de não adoecimento dos servidores.