Universidade do Estado de Mato Grosso

PIONEIRO

Academia Mato-grossense de Letras dá posse a professor da Unemat

30/04/2014 09:20:30

por Lygia Lima

Foto por: Moisés Bandeira

O professor Agnaldo Rodrigues toma posse nesta quarta-feira (30/4) na Academia Mato-grossense de Letras para ocupar a cadeira número dez, cujo patrono é o magistrado Prudêncio Giraldes Tavares da Veiga Cabral e o último ocupante foi o historiador Corsíndio Monteiro da Silva. Ele é o primeiro professor da Universidade do Estado de Mato Grosso a ocupar uma vaga na AML.

Para o Agnaldo Rodrigues a sua eleição para a AML é uma conquista e vai permitir que mais pessoas conheçam o potencial que a Unemat possui. O professor que é escritor e tem diversos livros publicados lembra que toda a sua vida acadêmica se fez na instituição a partir da sua graduação.  

O professor é pós-doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e na Unemat é coordenador do Centro de Pesquisa em Literatura e presidente do Conselho Editorial e líder do Grupo de Pesquisa em Estudos de Arte e Literatura Comparada Unemat/CNPq. Também integra o quadro de professor do Programa de Pós-graduação em Estudos Literarios que possui o mestrado em Estudos Literários e o primeiro doutorado institucional da Unemat também em Estudos Literários.

Das suas publicações, destacam-se: A penumbra, Mente Insana e Dose de Cicuta (criação literária); Projeção de Mitos e Construção Histórica no Teatro Trágico, Diálogos Literários e Escritos Culturais (científicos). O novo imortal é cacerense e a posse está prevista para maio de 2014, em Cuiabá.

Para a solenidade de posse que acontece na noite desta quarta-feira na Academia Mato-grossense de Letras, na rua Barão do Melgaço, em Cuiabá – MT a partir das 19h30, autoridades acadêmicas, professores e servidores da Unemat se farão presente para prestigiar o ato.