Universidade do Estado de Mato Grosso

CONSULTORIAS

Unemat investe no fortalecimento da pós-graduação

04/06/2014 15:17:53

por Lygia Lima

Foto por: Lygia Lima

A Universidade do Estado de Mato Grosso deve submeter neste ano oito propostas de cursos novos de pós-graduação “stricto sensu” junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para garantir uma boa avaliação da Capes a Unemat vem investindo em consultoria externa para contribuir com a construção das propostas que serão encaminhadas.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unemat, Áurea Regina Ignácio, destaca que esse é um investimento que vem dando bons resultados, com a submissão de propostas melhor elaboradas em que se destacam os pontos fortes da instituição.

A previsão da Capes é que a partir de junho as instituições de ensino protocolem as propostas de programa de pós-graduação. A Unemat deve apresentar a proposta de abertura de cinco mestrados: História e Fronteira (Cáceres), Zootecnia (Pontes e Lacerda), Geografia (Cáceres), Ensino de Ciências e Matemática (Barra do Bugres) e Ciências Sociais (Tangará da Serra). Também estão em construção as propostas de três doutorados: Linguística, Ecologia e Conservação e em Genética e Melhoramento de Plantas a ser ofertado em associação com a Universidade do Estado do Norte Fluminense (UENF).

Para o reitor da Unemat, professor Dionei da Silva, somente com os investimentos em estruturação, em qualificação do corpo docente, que pode se qualificar e que estão retornando para a Unemat, absorção de professores qualificados que foram incorporados pelo novo concurso público, é que será possível ampliar a pesquisa e a pós-graduação na instituição. Ele lembra que a atual gestão vem se esforçando e contribuindo para a consolidação do ensino, da pesquisa e extensão.

Entre as propostas de submissão de um programa de mestrado, está o de História e Fronteira, cuja a consultora, professora doutora Silvia Helena Zanirato, que coordena programa de pós-graduação na área na Universidade de São Paulo (USP) está em Cáceres conversando com os professores da instituição para analisar as fragilidades e também os pontos fortes que merecem ser destacados no projeto a ser submetido.

A consultora lembra que a contratação de consultoria externa é uma iniciativa importante. “Mas os professores da instituição precisam fazer a tarefa de casa. A consultoria alerta, chama à responsabilidade, vê as competências e estabelece responsabilidades e prazos para se obter as respostas”, diz.

Sobre a proposta de um Programa de Pós-graduação em História e Fronteira, Silvia Zanirato, lembra que em Mato Grosso só existe um em funcionando, e que o estado por si só já tem uma demanda grande, dada a sua condição história, áreas de conflitos que merecem ser estudados e aprofundados.

Para o professor Edson de Souza, da Unemat em Sinop, o investimento da Unemat em contratar consultores externos é fundamental para melhorar as propostas que serão submetidas a Capes. “A consultora nos chama a atenção para a objetividade da proposta, para a necessidade de valorizar o que é da universidade”, diz. O professor Jão Ivo Puhl, de Cáceres, lembra que a consultoria tem servido para alertar os professores e chamar a atenção e a responsabilidade dos mesmos.

Mestrados Profissionais

Além dessas oito propostas que serão submetidas até julho, a Unemat vem trabalhando na elaboração de duas propostas de mestrados profissionalizantes em Gestão Educacional e Educação Inclusiva. Esses dois mestrados estão sendo construídos pela Unemat em rede, em que há a participação de outras universidades brasileiras envolvidas.