Universidade do Estado de Mato Grosso

ELEIÇÃO

Unemat terá uma reitora a partir de 2015

11/06/2014 11:34:51

por Lygia Lima

Depois de 16 anos a Universidade do Estado de Mato Grosso voltará a ser comandada por uma mulher. A professora Ana Di Renzo foi eleita reitora nesta terça-feira (10) com mais de 57% dos votos válidos e deverá ser empossada em 19 de dezembro para que a partir de 1º de janeiro de 2015 assuma a direção da instituição. Ela venceu o candidato de oposição Marcos Borges nos três segmentos acadêmicos: docentes, servidores técnico-administrativos e acadêmicos.

O presidente da Comissão Eleitoral, professor Anderson Marques do Amaral explica que nos próximos dias a comissão estará recebendo as urnas e as atas de votação que estão espalhadas em 33 cidades de Mato Grosso para proclamar o resultado que será encaminhado ao Conselho Universitário (Consuni) que tem a responsabilidade de homologá-lo.

Segundo o professor Anderson apesar de ainda não terem sido lançados no sistema – desenvolvido especialmente para a apuração dos votos – os resultados de três urnas, o percentual que falta ser apurado não interfere nos resultados finais da eleição. Ele destaca que o processo eleitoral e a votação ocorreu de forma tranquila em todos os locais de votação. “As pessoas tiveram a tranquilidade de manifestar sua vontade por meio do voto”.

A reitora eleita, Ana Di Renzo, destaca que o processo democrático na Unemat é uma conquista e reafirmou o compromisso de dar continuidade ao trabalho de consolidação da instituição e da sua reafirmação de autonomia. “Temos o compromisso com essa instituição e com a população de Mato Grosso de modo a oportunizar o acesso ao ensino público superior de qualidade em todo o estado e principalmente no interior”, diz.