Universidade do Estado de Mato Grosso

UNEMAT NA COPA

Pesquisadores da Unemat começam a apresentar resultados dos legados da Copa

01/07/2014 11:19:34

por Lygia Lima

Resultados preliminares das pesquisas desenvolvidas pela Universidade do Estado de Mato Grosso sobre o monitoramento e avaliação das obras e serviços da Copa do Mundo em Cuiabá começam a ser tabulados. O projeto da Unemat que tem o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) foi encomendado pelo Ministério dos Esportes a instituição.  Os primeiros dados mostram o crescimento no número de contratações na atividade de telecomunicações.

A Unemat teve o projeto “Legados e oportunidades gerados pela Copa do Mundo 2014 – cidade sede Cuiabá” recomendados pelo CNPq, sendo a instituição de ensino escolhida no estado para realizar os estudo com o objetivo de verificar a conformidade com os requisitos  e sugerindo, quando necessárias, modificações e ajustes para melhoria dos resultados e adequação de procedimentos as normas de conformidade internacional.

Dentro deste projeto a Unemat desenvolve os subprojetos: Arena Multiuso Pantanal, Aeroporto Internacional Marechal Rondon, Mobilidade Urbana, Energia, Telecomunicações, Saúde e Turismo.

As primeiras análises estão sendo apresentadas pelo grupo socioeconômico vinculado ao subprojeto Telecomunicações. O professor Ademir Machado de Oliveira e o acadêmico Douglas Branco Dias Santana, do curso de Economia da Unemat no campus de Sinop mostram que as pesquisas apontaram o setor de telecomunicações como o que mais gerou contratações nos últimos dois anos.

As operadoras de Televisão por Assinatura por Cabo, por exemplo, registraram uma taxa de crescimento de contratações em termos de quantidades de salários mínimos de 2.005,75%, no período de 2012-2013, resultado do aumento de 4,53 salários mínimos no total da atividade em 2012 para 95,18 em 2013, segundo dados coletados no Cadastro de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério de Trabalho e Emprego (MTE).

O professor Ademir, da Unemat, explica que o expressivo crescimento de 2005,75% no volume de salários é reflexo do aumento da demanda pelos serviços, 8,08% entre dezembro de 2012 e dezembro de 2013. O resultado sinaliza que o subsetor de telecomunicações que vinha empregando número pequeno de trabalhadores passou a contratar mais trabalhadores, e estes com padrão salarial mais alto, os quais normalmente são de mão de obra altamente especializada, o que é reflexo dos serviços à Copa em Cuiabá.

A coordenadora geral do programa da Unemat sobre os legados e oportunidades da Copa do Mundo, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Áurea Regina Ignácio explica que em Mato Grosso, a Unemat foi a instituição recomendada para realizar o trabalho. “Estamos desenvolvendo os estudos e as pesquisas com nossa equipe de pesquisadores: professores e acadêmicos, para avaliar de forma científica os legados previstos na matriz de responsabilidade da cidade sede Cuiabá, avaliando os impactos positivos e negativos e ainda a prospecção de oportunidades geradas pela Copa do Mundo”, diz.