Universidade do Estado de Mato Grosso

PRÊMIO NACIONAL EM EVENTO DE COMUNICAÇÃO

Unemat conquista prêmio nacional em evento de Comunicação

Publicação/Atualização: 17 set 2014.

Por: Laura Cristina

Acadêmico Ronaldo Borges ganha seu segundo prêmio nacional Expocom Foto: Laura Cristina

Acadêmico Ronaldo Borges ganha seu segundo prêmio nacional Expocom
Foto: Laura Cristina

A Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat – campus de Alto Araguaia conquista mais um prêmio na área da Comunicação. Desta vez, o acadêmico de Jornalismo, Ronaldo Borges, foi vencedor do prêmio Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação – Expocom – na Universidade Dinâmica das Cataratas em Foz do Iguaçu – PRO prêmio faz parte da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom –, evento realizado entre os dias 1 e 5 de setembro.

Ronaldo venceu na categoria Transdisciplinar na modalidade Ensaio Fotográfico com o trabalho “A Terra dos Esquecidos”. Com este trabalho, ele contabiliza sua segunda vitória em um evento nacional de comunicação na mesma modalidade e categoria. No ano passado, o estudante concorreu com o trabalho “Os Anônimos de Alto Araguaia”, passando primeiramente pela edição regional e, em seguida, para a nacional na cidade de Manaus – AM.

Para Borges, participar deste evento enriquece o currículo e aumenta as experiências no campo jornalístico. “Somos um grupo de alunos com trabalhos excelentes, orientados por bons professores, por isso precisamos levar esses trabalhos para congressos como este. Ganhando ou perdendo, participar sempre é a melhor forma para ter experiência, o nosso maior prêmio foi termos chegado até aqui”, pontua o acadêmico.

Embora tenha sido premiado duas vezes com trabalhos voltados para a fotografia, o acadêmico prefere se aventurar em outra área do Jornalismo. “Não entendia de fotografia antes de ingressar na faculdade, agora gosto da área. Mas pretendo seguir carreira acadêmica como professor”, finaliza.

Outros alunos que participaram foram Brenda Carvalho, Laura Ataídes e Cassiane Mews, todas do 8° semestre de Jornalismo, com o trabalho “Jornal Mural JornAia”. Elas concorreram na categoria Jornalismo, na modalidade Jornal Mural. “Essa é a primeira vez que concorremos e já conquistamos um regional. Não ganhamos o nacional, mas considero que o maior ganho que tivemos com esse evento foi representar nossa universidade, ter contato com os mais diferentes estudantes e profissionais da comunicação ao agregar conhecimentos que levaremos para o resto da vida”, ressalta Brenda.

Ambos trabalhos foram orientados e revisados por Lawrenberg Advíncula da Silva, professor de Jornalismo  e Coordenador-geral da revista científica Comunicação, Cultura e Sociedade – RCCS. Mesmo não podendo ir ao evento, o professor ressalta a importância da participação dos alunos. “Ser orientador desses trabalhos é uma honra, pois assim enfatizamos a responsabilidade e a interação entre acadêmico e professor”, diz.

Participação docente

Os professores da Unemat também marcaram presença na Intercom com submissão de trabalhos. A professora Me. Rosana Alves apresentou o artigo “Técnica, estética, comunicabilidade, compartilhamento e sociabilidade no processo de experimentação da linguagem audiovisual”. O artigo tem por objetivo construir uma reflexão sobre como os jovens percebem o dispositivo móvel (celular), enquanto um meio que lhes permite construir uma linguagem própria em seus vídeos, servindo como um mediador. E o professor Me. Ulisflávio Evangelista publicou o trabalho intitulado “A influência da narrativa telenovelística na construção histórica da sociedade brasileira” no grupo de pesquisa de ficção seriada. “O evento é importante para aprimorar o diálogo nacional com a pesquisa na área da comunicação”, conclui.

Intercom Nacional

O evento chama atenção pela troca de experiências entre acadêmicos, professores e profissionais da comunicação por meio de palestras, oficinas, minicursos e grupos de debates. Vale ainda ressaltar a presença importante de profissionais do cenário nacional do jornalismo como o apresentador do telejornal Domingo Espetacular, Paulo Henrique Amorim, e o repórter Vinícius Dônola com assuntos que abordam temas atuais no meio jornalístico.

Na programação, houve uma oficina ministrada pelos repórteres da RIC TV, afiliada da Rede Record, Joabe de Almeida e Maurício Freire que abordaram o tema: Jornalismo na Tríplice Fronteira. A oficina mostrou notícias diárias de Foz na fronteira com o Brasil, Argentina e Paraguai no âmbito criminal, pirataria de produtos que são repassados para o comércio brasileiro e o alto índice de mortes de jovens brasileiros envolvidos no crime.

Outro ponto abordado foi o contraste entre a criminalidade e as belezas de uma das sete maravilhas do mundo, as Cataratas do Iguaçu, e a maior produtora de energia mundial, a Usina de Itaipu. Além de matérias de denúncia, a oficina ressaltou a importância da necessidade e o incentivo de mais pautas voltadas para o meio ambiente e a representação nacional e internacional das Cataratas e da Usina de Itaipu, mudando assim a visão negativa propagada pela mídia.

Para o repórter Maurício Freire, ser jornalista em uma tríplice fronteira requer cuidados em algumas pautas solicitadas pelos editores. “Se pudesse voltar ao tempo, concluiria novamente minha formação acadêmica em Foz do Iguaçu. A tríplice fronteira me deu uma base jornalística para enfrentar os meandros da profissão”, diz.

Para Joabe de Almeida “infelizmente as pautas sobre crimes, tráfico e mortes são as mais destacadas na mídia. Mas se nós como jornalistas tivéssemos mais autonomia sobre nossas pautas, aquilo que julgássemos importantes também seria valorizado e publicado”, ressalta o jornalista.

Fonte: focagen.wordpress.com