Universidade do Estado de Mato Grosso

DESTAQUE

Pibid Interdisciplinar tem trabalho premiado no IV Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores Universitários de Inglês

 

http://www.novoportal.unemat.br/fotos/19112014065241.jpg

O Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) Interdisciplinar do Campus de Alto Araguaia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) marcou presença no IV Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores Universitários de Inglês (Abrapui), realizado na cidade de Maceió (AL), entre 11 e 14 de novembro deste ano. Foram apresentados dois trabalhos: uma comunicação oral e um pôster.

O trabalho ‘O gênero autobiografia nas aulas de inglês de uma escola pública’ foi apresentado pela ex-coordenadora do Pibid de Letras de Alto Araguaia e professora colaboradora do Pibid Interdisciplinar do campus, Ana Carolina de Laurentiis Brandão, e pela ex-pibidiana e agora mestranda em Linguística pela Unemat, Elaine Aguiar Florêncio. O pôster ‘Experiências em um subprojeto de Pibid-Letras: Ensinando inglês com o gênero tirinha’ foi apresentado pelos acadêmicos Isabel Golemba dos Santos e Vinicius Sousa Silva, ambos ex-bolsistas do Pibid de Letras (2011-13) e bolsistas do Pibid Interdisciplinar. Os trabalhos apresentados refletem um trabalho com a língua inglesa nas escolas parceiras do Pibid que se iniciou em 2011 com o subprojeto de Letras-Inglês e que continua com o Pibid Interdisciplinar.

O evento previa premiação para os melhores pôsteres, e o pôster do Pibid Interdisciplinar foi um dos contemplados. Isabel e Vinicius receberam um livro sobre ensino de inglês e um CD com jogos didáticos como prêmios. Para a professora Ana Carolina, orientadora do pôster, foi uma experiência importante, “primeiramente, porque representa o reconhecimento do trabalho realizado pelo Pibid da Unemat e porque os bolsistas tiveram a oportunidade de não só participar de um evento internacional, mas de representar a instituição”. A professora também pontuou que havia participado do Congresso da Abrapui anterior em 2012, no qual apresentou uma comunicação sobre o início do Pibid no campus, e que “foi muito gratificante participar dessa última edição do evento para contar sobre o desfecho das experiências do Pibid, tendo os bolsistas ao meu lado”.

O Pibid Interdisciplinar de Alto Araguaia é coordenado pela professora Shirlene Rohr de Souza, responsável pela língua portuguesa no subprojeto. A professora Ana Carolina atua como colaboradora e é responsável pela língua inglesa. O subprojeto conta com 22 bolsistas, duas supervisoras de inglês e duas supervisoras de português. Seu objetivo maior é desenvolver um trabalho interdisciplinar, a fim de proporcionar aos licenciandos em Letras Português/Inglês e em Computação, bem como a professores de inglês e português da rede pública de ensino, a oportunidade de elaborar e aplicar material didático de inglês e português de forma colaborativa, utilizando-se de tecnologias digitais.

Com informações publicadas a partir da Assessoria de Comunicação da Unemat/Reitoria.

Miguel Rodrigues Netto – ASSICOM/AIA