Universidade do Estado de Mato Grosso

LANÇAMENTO

Edição da Revista Se Liga será lançada com a presença de professor da Universidade de São Paulo em Alto Araguaia

A terceira edição da Revista Se Liga será lançada nesta quarta-feira, dia 26 de novembro de 2014 com a presença do professor da Universidade de São Paulo (USP), Dr. Ismar de Oliveira Soares, em Alto Araguaia-MT. Na ocasião, será proferida a palestra “Educomunicação a serviço de um Jornalismo Participativo”, pois o evento é uma extensão do I Colóquio Mato-grossense de Educomunicação que acontece nos dias 24 e 25, em Cuiabá, simultaneamente ao SemiEdu 2014.

O professor Ismar é também Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), é o responsável pela identificação do conceito de Educomunicação e vem desenvolvendo pesquisas na interface Comunicação/Educação desde 1997.

Além de proferir a palestra, o educomunicador conhecerá os projetos de extensão que são educomunicativos no Campus de Alto Araguaia. O Catis, coordenado pela professora Rosana Alves de Oliveira, capacita educadores das escolas públicas para o uso das tecnologias na escola e nesse semestre trabalhou com o uso de blogs educativos. Enquanto que a Focagen, coordenado pela professora Marli Barbosa da Silva, vem ampliando o espaço da agência júnior de jornalismo como uma rede de blogueiros formados por alunos de Ensino Médio da cidade.

A equipe gestora da revista trabalhou com alunos de 8º e 9º anos de quatro escolas públicas da cidade por meio de oficinas para que os participantes se apropriassem das técnicas jornalísticas para produção da mesma. Foram seis meses de estudo, pesquisa, produção de textos, desenhos e charges até sua culminância.

“Fazendo jus a sua perspectiva educomunicativa, além da metodologia participativa, do fomento do exercício da cidadania e da apropriação das técnicas jornalísticas, os alunos foram criando um ambiente agradável de convivência que chamamos por ecossistema comunicativo na Educomunicação”, comentou a coordenadora do projeto que também é Diretora de Comunicação da ABPEducom, professora Antonia Alves Pereira.

A criatividade dos alunos ultrapassa a programação delineada no início da caminhada. Depois de pronta a revista que contou com a impressão financiada pelo Campus, os alunos montaram mural escola na própria escola para convidar a galera e criaram um aplicativo para celular para divulgar a revista. Além de terem recebido o apoio dos professores da instituição para a diagramação da revista, participaram da criação do mascote “Seliguinha”.

Na programação de Cuiabá se encontra a criação do Núcleo Regional da ABPEducom em Mato Grosso.

Agenda:
26/11 – 19h – Palestra: Educomunicação a serviço do Jornalismo Participativo 
Ismar de Oliveira Soares – ABPEducom, NCE-USP, ECA-USP
20h – Lançamento da Revista Se Lig@

Criação do Núcleo Regional da ABPEducom em Mato Grosso..

Mais Informações:
http://coloquiomteducom.blogspot.com.br
https://www.facebook.com/profile.php?id=810070429004015&ref=ts&fref=ts

Com informações da Profa. Me. Antônia Alves Pereira

Miguel Rodrigues Netto – ASSICOM/AIA