Universidade do Estado de Mato Grosso

COMPUTAÇÃO

Acadêmicos apresentam trabalhos na I SECOMP

Evento também contou com palestra. Hoje ocorre a premiação dos melhores trabalhos

Na noite desta quinta-feira (27/11) teve continuidade a apresentação de trabalhos acadêmicos na I Semana de Computação – SECOMP. Um público de professores e acadêmicos do curso compareceu ao Auditório do CEPAIA para acompanhar três comunicações orais e uma palestra que abrilhantaram mais um dia de evento.

O primeiro trabalho apresentado foi do acadêmico Júlio César intitulado “Desenvolvimento do portal da I SECOMP”. O acadêmico explicou todos os procedimentos necessários para o efetivo funcionamento do site da semana. “Foi muito trabalho, mas com a ajuda dos professores do curso foi possível finalizar o site”, afirmou sob aplausos dos presentes.

O acadêmico Douglas Araújo apresentou a comunicação oral sobre “O software skilab como ferramenta de apoio a disciplina Fundamentos de Matemática Elementar”, enquanto as acadêmicas Tamires e Vanessa apresentaram a comunicação “Webquest no currículo do PIBID: Experiências em transposição e Instrumentação Didática”. O professor Danilo Persch que estava perguntou se o referido projeto já estava em fase de avaliação, sendo que as alunas responderam que ao final realizarão a avaliação o que possibilitará saber qual foi o valor agregado a partir da experiência de utilização do webquest. O professor Milton Chicalé que foi professor das referidas acadêmicas na disciplina de Didática parabenizou-as e destacou a importância desses projetos para que haja efetiva interação entre a teoria vista em sala e a prática nas escolas.

Em seguida teve início a palestra “Análise de Imagens Médicas” com o professor Roger Resmini da Universidade Federal de Mato Grosso – Campus de Rondonópolis, o qual apresentou o resultado de pesquisas que estão sendo desenvolvidas naquele campus em parceria com as universidades: UFF/RJ, UFMA e UFPE. O docente apresentou projetos de Realidade Virtual com Blender, dos quais podemos destacar a modelagem do coração – onde é possível ver aspectos internos e externos do órgão e cujo objetivo é alertar o público da melhor idade sobre os cuidados com a saúde.

Outro projeto apresentado foi a modelagem do campus da UFMT/Rondonópolis que está em desenvolvimento e depois de pronto permitirá realizar um tour virtual pelas dependências do campus facilitando a localização de setores e departamentos, sobretudo para visitantes. No entanto, o grande destaque da noite foi o projeto de Exame térmico da mama, onde é possível detectar inflamações e alterações na mama da paciente por meio da diferença térmica obtida com imagem de uma câmera, o que permite um diagnóstico de câncer de mama com muita precisão e baixo custo se comparado a outros procedimentos como a ultrassonografia ou a ressonância magnética.

Melhores trabalhos serão premiados

Nesta sexta-feira ocorre a premiação dos melhores trabalhos acadêmicos que foram apresentados ao longo da semana.

A programação começa a partir das 19 horas no Auditório do CEPAIA e todos estão convidados. Participem!

Miguel Rodrigues Netto – ASSICOM/UNEMAT