Universidade do Estado de Mato Grosso

CURSO DE JORNALISMO EM ALTA…EM ALTO ARAGUAIA

Curso retoma jornal laboratório e destaca enfoque local

18/12/2014 10:02:21

por Texto enviado pelo prof. Lawrenberg Advincula

Professores do curso de Jornalismo do campus da Unemat em Alto Araguaia retomam a produção do jornal laboratório. A linha editorial do impresso baseia-se na produção de conteúdo local e regional e valoriza assuntos de interesse público.

O jornal, chamado “Pé no chão”, foi distribuído a estudantes, professores e técnicos da universidade e entregue no comércio e em órgãos públicos da cidade. Exemplares também chegaram a municípios vizinhos de Alto Araguaia, como Santa Rita do Araguaia – GO (que faz divisa com a cidade), Alto Garças – MT (a 57 km de distância) e Alto Taquari – MT (a 65 km).

A manchete do jornal destaca o aumento do perigo e do tempo para se deslocar pela MT-100 durante o período das chuvas. Destaque, também, para a denúncia de falta de infraestrutura da Biblioteca Municipal de Alto Araguaia e a percepção de redução dos preços dos alimentos no município em relação a Mineiros/GO (a 88 km de distância), antes tido como referência nas compras do mês para muitos moradores.

O impresso, com oito páginas, formato tablóide e tiragem de mil exemplares, também traz um ensaio fotográfico dos estudantes. O “Pé no chão” conta com a fan page https://www.facebook.com/pages/Jornal-P%C3%A9-no-Ch%C3%A3o/891389217562431?fref=ts e deve se tornar semestral a partir de 2015.

Um jornal laboratório funcionou no curso de Jornalismo da Unemat de Alto Araguaia entre 2011 e 2012. Chamava-se “Jornaia” e ressaltava aspectos culturais e esportivos da região do Araguaia.

Importância

“O ‘Pé no chão’ tem o principal objetivo de fazer o aluno de jornalismo exercitar a apuração de informações na rua, em contato direto com as pessoas e situações. Ele precisa tomar chá-de-cadeira, enfrentar dificuldades para obter os dados, entrevistar autoridades e moradores, ouvir denúncias e comprová-las, ficar de olho na agenda cultural da cidade”, completou o professor Gibran Luis Lachowski, que participou da edição do jornal.

O jornal envolveu estudantes do segundo ao oitavo semestres e vários professores, de fotojornalismo, planejamento gráfico, jornalismo especializado, redação, reportagem e Teoria da Comunicação.

A equipe de estudantes foi a seguinte: Adriana Porto, Alessandra Fernandes, Andressa Fernandes, Andrew Amaurick, Aline dos Anjos, Ana Paula Macedo, Aparecido Marden, Brenda Carvalho, Caio Higor, Caroline Lynch, Cassiane Mews, Laura Cristina, Igor Perez, Cecília Nobre, Ronaldo Borges e Simone Kaiper.

Coordenaram o processo editorial os professores Gibran, Lawrenberg Advíncula, Eduardo Medeiros, Rafael Marques, Iuri Gomes Barbosa, Ana Carolina de Araújo, Eduardo Uliana e Miguel Rodrigues.