Universidade do Estado de Mato Grosso

UAB/UNEMAT

Parque ecológico municipal é tema de trabalho de universitários da UAB/Unemat em Alto Araguaia

http://www.novoportal.unemat.br/fotos/07112014110228.jpg

Acadêmicos e professores do curso de Biologia da UAB/Unemat em Alto Araguaia

As acadêmicas do oitavo semestre do curso de biologia da Universidade Aberta do Brasil (UAB) vinculado à Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), pólo instalado no município de Alto Araguaia, Jovelina Maria Barbosa, Juliana Almeida Santos e Luzilene Porto de Moraes Machado, a Lena, escolheram o Parque Ecológico Municipal Atanael Farias da Costa, no Bairro Boiadeiro, para desenvolver atividade de campo prevista na disciplina de estágio supervisionado. A entrega do trabalho aconteceu no dia 31 de outubro juntamente com apresentação à professora Leila Gattass e demais acadêmicos do curso.

Além do aspecto teórico com base em dados de desapropriação da área, tempo para conclusão da obra e inauguração, o trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um mapa ilustrando os locais de caminhada, a localização das academias populares, do parque infantil e do Córrego Boiadeiro. Os alunos também se preocuparam em mencionar no trabalho a identificação das árvores distribuídas no espaço no parque bem como sua utilização por parte dos frequentadores.

Durante o trabalho, os alunos também observaram a necessidade e promoveram a instalação de uma lixeira nas proximidades do Córrego Boiadeiro para contribuir com a limpeza do espaço.

“Percebemos que a história, a biologia, a geografia e a ciência trabalhados num só espaço. É um ambiente excelente para a promoção da qualidade de vida. Para o desenvolvimento do trabalho obtiveram informações muito importantes na prefeitura. Esperamos que nosso trabalho tenha contribuído de alguma forma e que as pessoas valorizem o parque. A elaboração do painel foi facilitar a localização para os frequentadores sejam eles locais ou os turistas que passam por nossa cidade”, disse Lena.

O parque            

Um dos pontos mais visitados no município de Alto Araguaia é o Parque Ecológico Municipal Atanael Farias da Costa. O espaço foi inaugurado em 2008 e ocupa uma área de cerca de cinco hectares. Cercado de verde e sombreado, local é privilegiado tendo ainda o Córrego Boiadeiro ao fundo.

Essas características fazem o espaço receber dezenas e até centenas de pessoas diariamente interessadas em fazer caminhadas, turismo e até mesmo se refrescar em dias quentes. É considerado o maior espaço verde dentro do município. É como se fosse uma pequena floresta de cerrado no perímetro urbano da cidade. Só que com um detalhe: além das espécies nativas como Ipê (várias espécies), Lixeira do Cerrado, Boca Boa, Araçá, Aroeira, entre outras, conta também com árvores frutíferas que garantem alimento a frequentadores e aos pássaros do cerrado.

Miguel Rodrigues Netto – ASSICOM/AIA com colaboração UAB/AIA