Universidade do Estado de Mato Grosso

NOITE ESPECIAL

Emoção e alegria marcam a colação de grau 2014/2 em Alto Araguaia

dsc_0510.JPG

Público compareceu em grande número prestigiando a colação de grau

A última sexta-feira (20/02) foi muito especial para a comunidade de araguaiense. Toda a cidade se mobilizou em torno da Colação de Grau dos cursos de Licenciatura em Letras, Licenciatura em Computação e Bacharelado em Comunicação Social, vinculados ao Campus Universitário de Alto Araguaia, bem como dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Bacharelado em Administração Pública, vinculados ao polo da UAB no município. A cerimônia ocorreu na sede da Associação Atlética Banco do Brasil – AABB e reuniu mais de 600 pessoas entre acadêmicos, familiares, ex-alunos e profissionais da região.

Receberam o grau de Licenciados e Bacharéis da Magnífica Reitora professora Ana Maria Di Renzo, 58 acadêmicos. Sendo 09 professores de Letras da 39º turma intitulada “Professora Cláudia Coelho”; foram 05 novos professores de Computação na 17ª turma intitulada “Professor Gleber Nelson Marques” e 13 professores de Ciências Biológicas formados na 1ª turma intitulada “Professora Leila Valderis Souza Gattas”. Também 08 novos Comunicadores receberam o título com a 11ª turma “As sobreviventes” e por fim 23 Administradores da 1ª turma intitulada “Maximilian José Beijos Gonsalez”.

A emoção foi a tônica dos discursos dos formandos; a Licenciada em Computação Daliane Borges Nascimento evidenciou que “a turma encontrou na vida acadêmica, coisas que cativaram fortemente a alma”. Já a Bacharel em Comunicação Social Brenda Carvalho de Araújo ressaltou que “a cerimônia de colação de grau representa o resultado de lutas e concretização de sonhos que pareciam distantes”. A Licenciada em Letras Alessandra Cardoso Lima disse que “somos capazes de contribuir e transformar o meio em que vivemos”. A Bacharel em Administração Pública Andréia Cassol destacou que agora “devemos atuar orientados por um curso e por um juramento que visa a melhoria de uma sociedade em geral”.

Os discursos das autoridades também se pautaram pela emoção e pela alegria dos presentes. O prefeito Maia Neto elogiou a Unemat por colocar mais profissionais qualificados no mercado de trabalho e evidenciou os esforços que a reitoria e a coordenação do campus vem fazendo no fortalecimento do ensino superior no município. O Diretor da DEAD Aldo César Ortiz destacou a importância do ensino a distância relatando que estudantes que moram a mais de 1200 Km de distância de Alto Araguaia puderam ser beneficiados pelos cursos do polo. Já a reitora Ana Di Renzo enfatizou a emoção e o orgulho dos pais e familiares ao ver seus filhos chegar ao momento de concluir o curso superior. Ela lembrou que muitos são os casos em que os pais sequer tem recursos para acompanhar a colação de grau de seus filhos. A reitora finalizou o discurso reforçando as ações pelo fortalecimento de Alto Araguaia tanto nos cursos presenciais como os EaD dizendo que a Unemat é uma só e que as ações devem ser pensadas em conjunto.

Durante a solenidade a mesa foi composta pelas autoridades: Magnífica Reitora da Unemat professora Ana Maria Di Renzo, Prefeito Municipal de Alto Araguaia Sr. Jerônimo Samita Maia Neto, Secretária Municipal de Educação Sra. Abilene Antônia de Bastos Queiroz, Pró-reitora de Ensino de Graduação Vera Lúcia da Rocha Maquêa, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Rodrigo Bruno Zanin, Diretor de Gestão de Educação a Distância Aldo César da Silva Ortiz, Diretora Político-Pedagógica e Financeira do Campus Gislaine Aparecida de Carvalho, Diretor Administrativo Renato Davi Moraes, Diretora da Faculdade de Letras, Ciências Sociais e Tecnológicas Marilena Inácio de Souza, Coordenador de Polo UAB/Alto Araguaia Eder Vicente de Souza Silva, Coordenadores dos Cursos de: Letras Danilo Persch, Computação Juvenal Silva Neto, Comunicação Social Antônia Alves Pereira, Administração Gustavo Bisinoto e Ciências Biológicas Leila Gattas, representando Juliano Ribas Ignez e representante da Câmara Municipal Vereador Vanderalques de Castro.

 

_dsc0598.JPG

                                                        Reitora Ana Di Renzo dedicou seu discurso aos familiares

 

foto-formatura-2015.jpg

                                                                 Expectativa dos formandos durante a cerimônia

 

Miguel Rodrigues Netto – Assicom/Unemat – Alto Araguaia

Fotos – Christilely Ive – Estagiária/Assicom