Universidade do Estado de Mato Grosso

Semana do Calouro II

Professores de computação e jornalismo desenvolvem oficinas na Semana do Calouro

 

foto-minicurso2.jpg

 

A tarde de quinta-feira (26/02) foi marcada pela programação da Semana do Calouro na Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT). Foram realizadas duas oficinas. O professor do curso de computação, mestre Tony Amorim, 38, apresentou noções de modelagem 3D com o software Blender. Já a professora do curso de Jornalismo, mestre Antônia Alves, explicou ao público em oficina como criar e manter um blog na internet.

As pessoas que acompanharem até o final a oficina de introdução ao Blender, que se iniciou por volta das 14h40, com a previsão de finalização para o dia seguinte, sexta-feira (27/02), estarão aptas a criar jogos ou programas com um software de distribuição gratuita conhecido por “Blender”, é o que enfatizou Amorim. De acordo com o professor, o objetivo da oficina é ensinar ao público os principais comandos e conceitos de modelagem do software.

O Blender se caracteriza como um software de modelagem 3D. A partir dele, por exemplo, é possível modelar pessoas, objetos, construções, etc. Amorim pretende passar uma noção básica para que o público seja capaz de manusear o software gratuito de forma independente.

Para o estudante do 1º semestre do curso de Computação, Léo Altíssimo Neto, 19, natural de Brasília, a oficina representa uma oportunidade de ampliar seu horizonte na área de modelagem 3D. A motivação da escolha da graduação em Computação, de acordo com o calouro, está ligada à sua paixão pela criação de aplicativos e programas em geral.

A outra oficina da tarde, intitulada “Faça seu Blog”, iniciou por volta de 14h35 na sala do CATIS, e abordou algumas técnicas de criação de blogs, explorando a utilização de recursos oferecidos pelas plataformas gratuitas para criação de blogs. De acordo com Alves, o objetivo é disseminar o conhecimento para que o público tenha acesso à estas técnicas, podendo criar seu próprio blog de maneira eficiente.

Para a acadêmica do 2º semestre de Letras, Joana D’arc Souza Mendes, 40, o seu interesse pela oficina foi o aperfeiçoamento do conhecimento que já possui em navegação na internet. A estudante pretende aplicar as técnicas na criação de um blog para a sua família.

Daliana Martins – Estagiária/Assicom