Universidade do Estado de Mato Grosso

OFICINA

 

Valorização da Língua Espanhola é tema de oficina na Semana de Letras

semana-vii.jpg

 Uma oficina marcou o início da XVI SEMANA DE LETRAS e o I ENCONTRO DE ESPANHOL (LÍNGUA E CULTURA). O evento busca mostrar o curso de letras e suas possibilidades de ensino e pesquisa, como também através do primeiro encontro de língua espanhola, reunir as pesquisas na área, com destaque às aspectos culturais.

A programação contou com a oficina de “a música em sala de aula: uma importante ferramenta para o ensino de Língua Espanhola”. Ministrada pelo professor ME. Fernando Jesus da Silva, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Cuiabá.

Durante a oficina foram abordados assuntos como: didáticas para alunos música como questão cultural, possiblidades de trabalhar canções em sala de aula, para facilitar envolvimento dos alunos, a trabalhar gramática, fonética, dentre outros.

Para o Ministrante a língua espanhola, no curso de letras possibilita estreitar o Brasil com outros países da América Latina, muito além de fatores culturais, existem aspectos econômicos e políticos, que distanciaram o Brasil dos demais. “Há um fator histórico, como a própria colonização do Brasil, que possibilitou esse afastamento de culturas e língua.”

A música na sala de aula possibilita multi-formas de aprendizagem, pensar a essência do país fazendo comparações com o Brasil. Identificando costumes, variedades de versões, além de ser uma forma dos alunos praticarem a oralidade. Além de permitir uma reflexão, baseada na análise do discurso, para identificar fatores políticos e sociais decorrentes do país.

“Eles como futuros professores, educadores e formadores de opinião, devem mostrar aos seus futuros alunos, a importância e valorização da língua espanhola, para que estreitemos o relacionamento com os países que falam essa língua” argumenta o professor. Ele ainda ressalta que temos que pensar não só de uma forma cultural, mais também política, já que o Brasil é o único país na América Latina que fala português.

Christiely Ive – Estagiária Assicom/AIA