Universidade do Estado de Mato Grosso

LITERATURA INFANTIL

Leitura de Poesias para crianças têm destaque na terceira tarde de oficinas

 foto-shirlene.jpg

O 3º dia da Semana de Letras e I Encontro de Espanhol (Língua e cultura) iniciou-se a partir das 13 horas com as oficinas de Aprender alemão? Para quê?, com o professor Dr. Danilo Persch, As categorias sociológicas no romance “O cabeleira”, com o docente Adevaldo Rosa de Lima, Criatividade e escrita ministrada pela professora Eveline dos Santos, e Leitura de Poesias e atividades com poesias no Ensino Fundamental, com a professora Ma. Shirlene Rohr de Souza.

A ministrante da oficina professora Shirlene Rohr inicia mostrando a diferença entre inteligência abstrata e inteligência concreta, evidenciando que a criança não tem a mesma percepção de mundo como os adultos, e por isso durante muito tempo não se sabia trabalhar a poesia para crianças na sala de aula. Ela ainda cita o poeta Olavo Bilac, que por muito tempo fez poemas para crianças, mas que, porém não se aproximava com a linguagem delas.

Ela relata que a inteligência das crianças não é abstrata como as do adulto, já que ela não abstrai, assim como os animais, a inteligência das crianças é concreta, e por isso a poesia, deve ter características que prendam a atenção das crianças. Para a acadêmica do primeiro semestre, Jaqueline da Silva Oliveira, a oficina dá dicas e técnicas de como trabalhar poemas com crianças, além de mostrar um leque de opções de como trabalhar com a mesma. “Eu nunca vi poemas quando crianças, e apreender que tem formas que deixa a poesia atraente para esse público, aumentam as possibilidades”, disse.

A docente diz que a linguagem das crianças deve interferir na hora do professor escolher que poema trabalhar com seus alunos. “A poesia se torna atraente para as crianças, quando você brinca com o imaginário dela, trabalha a sonoridade, brinca com o poema”, afirma a docente. Ela ressalta que os poemas serão compreendidos pelas crianças se construímos um sentimento de sedução. “Elas devem saber e apreender que poesia é legal, gostosa”, comenta.

Ela finaliza enfatizando que ao se trabalhar poemas com crianças, temos que pensar também em como ela está apresentável visualmente. “Sempre indico que coloquem figuras ao dar o poema para crianças, pois talvez o seu desenho seja o primeiro contato com aquele objeto, ou animal, e isso aumenta a criatividade e as possibilidades na hora de ensinar e aprender”, afirma a professora.

foto-oficina-infantil.jpg

 Christiely Ive – Estagiária Assicom/AIA