Universidade do Estado de Mato Grosso

MAIS OFICINAS

Oficinas temáticas mobilizam acadêmicos na quinta-feira

 

Uma das oficinas ministradas foi sobre produção de sentidos de pequenas frases, pela professora Dra. Marilena Inácio de Souza. Alunos participaram empolgados

foto-oficina-2.jpg

A tarde de quinta-feira (18-06) foi agitada pela programação da 16ª edição da Semana de Letras e a 1ª edição do Encontro de Espanhol, Língua e Cultura, na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Alto Araguaia – MT.

A programação da tarde de quinta-feira foi composta por três oficinas temáticas:

“Cristãos não precisam procriar como coelhos”: produção e circulação de sentidos de “pequenas frases”, ministrada pela professora Dra. Marilena Inácio de Souza; “Usar ou não usar o Google Tradutor? Discutindo sobre tradução a partir de um tradutor online”, apresentada pelo professor Me. Gilmar Martins de Freitas Fernandes e Deuzimar Maria de Freitas; “Oficina de leitura e produção de textos em língua portuguesa”, com a professora Géssica Cristina Carvalho Corrêa.

Os alunos que assistiram a oficina ministrada pela professora Dra. Marilena Inácio de Souza participaram durante todo o tempo de forma empolgada, fazendo comentários e interagindo com o conteúdo apresentado.

“A oficina foi ótima, acredito que vou utilizar estes conhecimentos em meu cotidiano”, ressaltou a acadêmica do 7º período do curso de Letras, Clarinda Rodrigues.

Durante a oficina, a professora Souza falou sobre a produção de sentidos pelas pequenas frases circuladas na mídia, e abordou sobre a complexidade da utilização de discursos no meio social.

Uma das frases que foi discutida na oficina, despertando interesse e polêmica entre os espectadores, foi uma das frases produzida durante a campanha política do PT “A esperança venceu o medo”.

“Eu busco analisar e mostrar pros meus alunos que estas pequenas frases uma vez que são retiradas de seus contextos de origem ganham novos sentidos. Ao retirar um enunciado de um contexto maior e trazer este enunciado como destaque anunciativo, seja de manchete, de título de artigo ou de reportagem ele direciona o sentido de quem vai ler e o que eu busco mostrar é que os sentidos vão muito além da materialização linguística destas frases que por detrás desta materialização linguística há sentidos outros e esses sentidos eles são importantes pra formação e disseminação de novos discursos”, explica a professora.

Daliana Martins Oliveira – Estagiária Assicom/AIA