Universidade do Estado de Mato Grosso

COMEÇOU

 

Acadêmicos participam de oficina sobre Educomunicação e Jornalismo

 

foto-oficina-educom.jpg

O IX Colóquio de Jornalismo teve inicio na noite desta segunda feira (22), com a oficina de Diálogo entre Educomunicação e Jornalismo, ministrada pela professora Me. Antonia Alves. A oficina abordou um tema que despertou o interesse pelos acadêmicos. Já que a proposta da oficina é mostrar a horizontalidade do jornalismo. Ela aborda o conceito de educomunicação, que se consiste em deixar o outro falar, disposição a tornar pessoas produtoras de cultura e formar cidadãos mais críticos.

Durante a oficina os alunos puderam participar, elencando opiniões sobre diversas questões e posteriormente expondo a todo o grupo em um cartaz, mostrando vários pontos de vista compartilhados. Logo após a professora ressaltou questões referentes à educomunicação, como a produção de notícia, feitas por alunos de ensino fundamental ou médio, sendo eles “assessorados” por jornalistas formados. Todo esse trabalho em prol de subsidiar os cidadãos a levantarem questões de concepção social e educativa.

Identificar práticas jornalísticas a presença de paradigmas da educomunicação em sua concepção de gerar mobilização social. “As pessoas se aprimorarem da técnica para que elas comecem a produzir algo midiático, de como a responsabilidade dele pode transformar sua realidade”, diz a professora. Ela ressalta que quando uma cobertura de evento é feita por esses alunos, sempre é especificado que não é uma cobertura jornalística e sim uma cobertura educomunicativa.

Os alunos que participaram da oficina levantaram diversas questões a cerca do assunto, como por exemplo, a não obrigatoriedade do diploma para exercer a profissão, e a dúvida que eles tiveram é de que a sociedade por muitas vezes acaba confundindo a educomunicação e acaba de algum modo reforçando a idéia da não obrigatoriedade.

Christiely Ive – Estagiária Assicom