Universidade do Estado de Mato Grosso

FORMAÇÃO ACADÊMICA

 

Diretrizes Curriculares do Curso de Jornalismo é tema de mesa redonda na abertura do Colóquio

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O auditório do Centro de Pesquisas de Alto Araguaia – CEPAIA teve a presença de um grande publico na noite desta terça-feira (23), para a abertura oficial do IX Colóquio de Jornalismo. A noite contou com apresentação cultural, feita pela acadêmica de Comunicação Social/Jornalismo Aline Terres, mesa titulada “Novas diretrizes curriculares para o curso de jornalismo: perspectivas para o ensino e a pesquisa”, apresentada pelo professor Dr. Edson Luiz Spenthof (UFMT); professor Me. Ailton Segura (UFMT) e Me. Danielle Teixeira Tavares (Assecom Unemat/Cáceres).                                                                                           

A mesa de solene foi composta pela Diretora Político-Pedagógica e Financeira do campus professora Gislaine Aparecida de Carvalho, pela Diretora da Faculdade de Letras, Ciências Sociais e Tecnológicas professora Marilena Inácio de Souza, a Coordenadora do Curso de Comunicação Social/Jornalismo professora Antonia Alves Pereira, a Coordenadora do IX de Jornalismo professora Rosana Alves e a Secretaria de Educação Municipal Abilene Queiroz. Todos saudaram os participantes e ressaltaram a importância destes eventos na socialização acadêmica.

A mesa de debates trouxe reflexões a cerca das diretrizes curriculares do curso de jornalismo, em primeira instância a palavra foi dada a Me. Danielle Teixeira que fez um breve histórico sobre de como era as antigas diretrizes, currículo mínimo e Maximo, fala sobre as novas diretrizes, e ressalta que a comissão que vou feita não foi imposta mais convidada, o que muda um pouco o cenário, além de que esse grupo fez diversas reuniões para socializar os pensamentos de profissionais e estudantes da área para depois chegar a um consenso sobre as novas diretrizes, que nasce para participar e cooperar com o novo jornalismo.

O professor Dr. Edson Luiz Spenthof, pontuou que as novas diretrizes não atende o curso de jornalismo, há um exemplo são as disciplinas de estágio e TCC. Falou também sobre um histórico anterior ao da Danielle, dando ênfase ao currículo mínimo e levantou questões políticas, e fala sobre o desafio em trabalhar e superar teoria versus prática. Coloca que é importante a alta avaliação as novas diretrizes e busca discutir e pensar valorização da pesquisa no âmbito acadêmico. “Não apenas pensar o ensino, mais que ele se alimente de pesquisa, das práticas de mercado e cotidiano”, ressalta. 

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Por fim o professor Me. Ailton Segura ressaltou a importância da inter-relação de professor e aluno e de como vamos estruturar o curso, fazendo pensar que tipo de formação alguns cursos estão promovendo hoje. Ele salientou que não estamos preparados para o fluxo de informações que encontramos na internet, não acompanhamos o imediatismo, principalmente com as novas tecnologias (redes sociais). O professor abordou que o jornalista deve ter o papel de vigilante social. Ele concretiza retomando o assunto sobre interação de pessoas. “Não fazemos sozinhos, temos que discutir não apenas na nossa unidade de ensino, mais mostrar a outros como construir o caminho”, fala o professor. Ele finaliza dizendo que devemos fortalecer e estruturar o papel do jornalista e formar jornalistas participativos.

Christiely Ive – Estagiária Assicom/AIA