Universidade do Estado de Mato Grosso

PLANEJAMENTO

Semana Pedagógica tem discussão sobre Planejamento Estratégico Participativo

 

 pep-2015.jpg

O campus de Alto Araguaia deu início em seu semestre letivo 2015/2 de uma forma diferente. Desta vez as atividades reuniram professores e técnicos-administrativos na primeira semana de agosto para debater os documentos que fazem parte do Planejamento Estratégico Participativo – PEP, que servirá de parâmetro para as ações da Unemat nos próximos 10 anos.

Na terça, quinta e sexta-feira ocorreram reuniões no período vespertino no auditório de Letras, oportunidade em que todos puderam participar das discussões sobre a missão, visão e valores institucionais, debater sobre a qualidade do ensino, os desafios para avançar nos investimentos em pesquisa, extensão e melhoria das condições de gestão universitária.

Na quarta uma das discussões em que houve maior participação foi o debate sobre as ações de assistência estudantil, com foco para a Casa do Estudante existente em Alto Araguaia. O professor Caio César e o técnico João Cleito apresentaram o regimento da casa e após foi aberto para discussão.

Muitas foram as ideias apresentadas para aprimorar a política de assistência estudantil, como forma de dar suporte aos acadêmicos oriundos de outros municípios e estados que todo semestre chegam a Alto Araguaia; e para dar prosseguimento aos estudos foi constituída uma comissão com presença de professores, técnicos e acadêmicos.

O Planejamento Estratégico Participativo – PEP é uma ação desencadeada na atual gestão da Unemat. Na atual fase estão sendo realizados os Seminários Regionais que já ocorreram em Nova Xavantina, Alta Floresta, Sinop e Cáceres. A proposta inovadora prevê o levantamento de informação essenciais para que a Unemat consiga realizar um planejamento de longo prazo, em sintonia com sua vocação, mas também atendendo a demandas da sociedade expressas no Plano Nacional de Educação e no Plano Estadual de Educação.

Miguel Rodrigues Netto – Assicom/Alto Araguaia