Universidade do Estado de Mato Grosso

CAMPUS MAIS FORTE

Campus de Alto Araguaia sai fortalecido do CONSUNI

 foto-representantes.JPG

A segunda sessão ordinária do Conselho Universitário – Consuni da Unemat se apresentava desfavorável ao Campus de Alto Araguaia. A apreensão era grande com a apresentação do relatório da Comissão de Transição de Cursos que apontava inclusive para a possibilidade de transferir os cursos regulares para outros campi.

No entanto a atuação destacada dos representantes do campus no Consuni foi decisiva para mudar a situação e ao invés de fechar as portas, Alto Araguaia sai muito mais forte de que entrou no auditório do bloco B na Cidade Universitária em Cáceres.

Nesta quarta foi deliberado sobre o ponto de pauta acerca do relatório da comissão de transição de cursos, comissão esta que foi presidida pelo professor Marion Machado Cunha do campus de Sinop e apontava para a transferência de cursos do campus de AIA para outros locais conforme critérios que ainda precisavam ser definidos.

O clima na plenária estava tenso, a cada fala o destino do campus parecia que ia ser pela transferência, mas logo as coisas começaram a mudar. Primeiramente falou o professor Milton Chicalé que alertou a todos os conselheiros para o fato de em nenhum momento a comissão instituída ter sido criada para pensar em transferência de cursos para outros campi; o professor salientou ainda que a questão de baixa demanda também está sendo tratada pelo Conepe que instituiu uma comissão para pensar soluções e que o assunto afeta diversos campi e não apenas Alto Araguaia.

A professora Gislaine Carvalho apresentou dados dos últimos três vestibulares em aproximadamente 70% dos inscritos no vestibular da Unemat foram para os cursos de medicina, direito, engenharia civil e administração. “Os outros 46 cursos tiveram pouco mais de 3 mil inscritos, o que mostra que há uma concentração de demanda nestes cursos e Alto Araguaia é o único campus que não possui um dos cursos mais procurados”, enfatizou. Ela também apresentou que quase todos os campi têm ao menos um curso de baixa demanda como ocorre inclusive com Matemática, em Sinop.

Após as falas de Milton Chicalé e Gislaine o rumo das ponderações foi mudando e os que sucederam foram reconhecendo que a Unemat precisa repensar sua oferta de forma geral e buscar alternativas viáveis dentro de seu orçamento.

No fim foi aprovada uma Comissão para repensar a forma de ingresso nos cursos de graduação de Alto Araguaia. O objetivo é levantar propostas que visem fortalecer o campus e sua atuação regional trabalhando em parceria para a Proeg e apresentando resultados em no máximo 180 dias. A comissão ficou composta pela professora Gislaine Aparecida de Carvalho que presidirá a comissão, além dos professores Milton Chicalé Correia e Tales Nereu Bogoni do campus de Colíder, a técnica Ana Aparecida Morais de Oliveira e o acadêmico Thiarles do campus de Alta Floresta.

A professora Gislaine reforça que a comissão irá trabalhar em parceria com uma comissão local que será instituída no campus e que juntamente com a Proeg apresentará resultados para fortalecer Alto Araguaia, aprimorando a oferta dos cursos e refletindo sobre todas as ideias que foram levantadas no Consuni. Perguntada sobre a sensação de participar de uma discussão tão tensa, a professora sorriu e disse “é uma vitória e um alívio, mas nossos argumentos ajudaram a convencer de que temos condições de continuar trabalhando para melhorar o campus”

Miguel Rodrigues Netto – Assicom/Alto Araguaia (Direto de Cáceres/MT)