Universidade do Estado de Mato Grosso

SIM, NÓS PODEMOS!

Com emoção em votação acirrada Consuni aprova Bacharelado em Direito e Licenciatura em Pedagogia para Alto Araguaia

 

foto-1.jpg

Foi com emoção e angústia, foi em mais uma manhã de calor escaldante de Cáceres onde parecia fazer 40 graus fora e uns 60 dentro do Auditório do Bloco B da Cidade Universitária. Foi com esse clima tenso que mais uma vez a persistência venceu a desconfiança e Alto Araguaia deu o passo mais importante rumo à reestruturação e fortalecimento.

A vitória da véspera com a criação da comissão de fortalecimento que acabou com a possibilidade de transferência dos cursos ainda era comemorada, mas se sabia que a aprovação das turmas especiais de Direito e Pedagogia era o que faltava para que o campus tivesse o fôlego tão solicitado para trabalhar com tranquilidade e poder mostrar os resultados em médio prazo e não na correria com que vinha sendo cobrado.

A arena estava pronta e nossos representantes mais que preparados para defender os interesses do campus e logo foram postos a prova com falas que tentavam atrelar erros cometidos no passado com outros municípios com a proposta de Alto Araguaia, mas o professor Milton Chicalé tratou de refrescar a memória de todos ressaltando que Alto Araguaia nunca recebeu turma especial de Direito e também não recebera curso regular na última expansão da Unemat, o que chamou a reflexão de todos.

A professora Gislaine apresentou um resumo de tudo que a Prefeitura Municipal de Alto Araguaia fez pelo campus em quase 25 anos de parceria que continua firme no fortalecimento da Unemat e que por isso aprovou aporte de 50% dos valores das turmas especiais já na assinatura do convênio.

A votação foi equilibrada e como a aprovação dependia de quórum qualificado, ou seja, dois terços dos votos de um total de 45 membros do CONSUNI, certo clima de tensão tomou conta do plenário. Contados os votos o placar anunciou 30 favoráveis e 07 contrários, exatamente a quantidade necessária para ter dois terços do total. A vitória estava assegurada.

O Campus Universitário de Alto Araguaia terá a oferta de 150 novas vagas no próximo semestre sendo duas turmas de Bacharelado em Direito, uma diurna e outra noturna e também uma turma de Licenciatura em Pedagogia com funcionamento noturno.

Aos nossos representantes no Consuni fica o agradecimento e a certeza de que a determinação foi decisiva para mudar os rumos que estavam traçados para o campus. A imagem da professora Gislaine já do lado de fora do auditório com a expressão cansada, mas o sorriso feliz sintetiza o que foi a batalha e ela ainda ligou para o prefeito Maia Neto que comemorou do outro lado da linha. Esses são capítulos a serem escritos e assuntos para próximas pautas.

foto-2.jpg

Miguel Rodrigues Netto – Assicom/Alto Araguaia (Direto de Cáceres/MT)