Universidade do Estado de Mato Grosso

SIMJOR

Simpósio contou com lançamento de Revista e debate sobre Dimensões Políticas Atuais

 

_dsc0153-1.JPG

Foto: Daliana Martins

Nesta quarta-feira (28) aconteceu a segunda noite do 10º Simpósio de Jornalismo (SimJOR), no auditório do Centro de Pesquisas de Alto Araguaia – CEPAIA.  O evento teve inicio com a apresentação cultural feita por Eddy Anicézio, além de uma mesa de debates e do lançamento da Revista Nômades do Araguaia. A mesa titulada “Dimensão Política dos Acontecimentos”, apresentada pela professora Drª. Rosely Aparecida Romanelli (UNEMAT), pela cientista política Dra. San Romanelli Assumpção (IESP/UERJ) e pela professora Me. Janaina Sarah Pedrotti (UFMT) foi tema de discussão na segunda noite do evento.

 

Após a apresentação cultural, o evento contou com o lançamento da Revista Nômades do Araguaia. A mesa para lançamento da revista foi composta pelas jornalistas Laura Cristina e Cassiane News e pelo professor Me. Lawrenberg Advíncula. Para o professor a revista trata-se de um trabalho consciente e completo, sobretudo pensando em um jornalismo de qualidade em Alto Araguaia. Em sequencia, a mesa de debates trouxe reflexões a cerca das dimensões políticas dos acontecimentos e do modo como a grande mídia tem trabalhado esses fatos.

 

Em primeira instância a palavra foi dada a professora Me. Janaina Sarah Pedrotti que apresentou as duas vertentes das dimensões políticas, a primeira é o jornalismo e a segunda são as empresas de comunicação com o embate da imparcialidade/objetividade. Em seguida, fez um resgate histórico, desde 1950 da presença da grande mídia na cobertura de assuntos voltados a política. A professora considera o jornal como uma fonte histórica, “por isso, o repórter precisa ter uma dimensão política”, justifica. Janaina finaliza apresentando o contexto sociopolítico no estado de Mato Grosso, no que diz respeito à fronteira agrícola, ao conflito agrário e a oligarquia.

 

Dando sequencia ao debate sobre dimensões políticas, a cientista política Dra. San Romanelli Assumpção, aponta que em relação à cobertura política no país, o manchetômetro é um website que acompanha diariamente a cobertura política e econômica na grande mídia. Ao discutir sobre os direitos humanos, a cientista abordou que a justiça de transição lida com casos de violação dos direitos humanos. Ao citar fatos históricos ocorridos no período da ditadura, San aponta que a Comissão Nacional da Verdade (CNV) investigou as graves violações de direitos humanos cometidas por agentes públicos, pessoas a serviço do Estado. A cientista conclui dizendo que a finalidade da comissão é colocar em público e investigar os delitos da ditadura.

 

Cálita Fernanda – Estagiária Assicom