Universidade do Estado de Mato Grosso

COMEÇA A SECOMP

SECOMP tem palestra sobre Desenvolvedor de Sistemas na era da mobilidade

 

12277036_1114413211983931_1198078989_n.jpg

 

A primeira noite do evento da II Semana de Computação Ciência e Inovação – SECOMP, no campus da Unemat de Alto Araguaia – MT, teve a participação do palestrante Ronivaldo Junior, Analista de Sistema do Grupo Comete, onde apresentou o tema “O Desenvolvedor 2.0 e a Era da Mobilidade”, colocando em debate entre os universitários e estudantes do Ensino Médio presentes na SECOMP.

Ronivaldo Junior coloca em discussão o trabalho de um Programador de Sistemas e o Desenvolvedor de Sistemas, caracterizando os desenvolvimentos de cada um, devido suas produções institucionais privadas ou públicas, subordinadas pela era da modalidade. Ronivaldo pauta a questão do desenvolvedor na questão da competitividade do campo de trabalho em decorrência aos desempregos que cercam os brasileiros. Junior cita aos ouvintes, algumas características do desenvolvedor de sistemas, para que possam ficar cientes do que podem enfrentar depois de formados. “É preciso encarar desafios, sair do conforto, pensar no usuário e prever o futuro”.

Hoje vivemos na era da modalidade, onde a tecnologia e o smartphone fazem parte do cotidiano dos cidadãos, podendo chegar a seis bilhões de pessoas em 2020, sendo que em 2015 três bilhões de usuários estavam conectados nas redes moveis, já no ano de 2010 foi identificado 500 mil pessoas.

Além da presença do palestrante Ronivaldo, tivemos a participação do Prof. Me. Max Robert Marinho, da Unemat, tendo como tema “Computação Quântica”.  E no período matutino tivemos dois laboratórios para prática de minicursos, um deles, foi a “Elaboração de Currículo Lattes”, dado pelo Prof. Me Juvenal Silva Neto, da Unemat, e também o minicurso “Programação de Jogos – RPG Maker, esclarecido pelo Prof. Me. Max Robert e Prof. Esp. Carlos Braga, também da Unemat.

 

Alessandra Rodrigues – Estagiária Assicom/AIA