Universidade do Estado de Mato Grosso

TICs

Professora palestra sobre inclusão digital de professores no V Workshop de Computação

 

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O V Workshop de Computação – Tecnologias e Educação, realizado no campus da Unemat de Alto Araguaia – MT, dá continuidade a semana de eventos que gera aos alunos, profissionais e também para o munícipio, conhecimentos específicos da área tecnológica diante do cenário da Ciência, Inovação e Educação Tecnológicas. 

A palestrante Prof.ª M.ª Rosana Alves de Oliveira, mostra a importância da Educação Tecnológica diante do cenário global, onde as tecnologias avançam rapidamente em diversas temáticas, sendo uma delas a educação.  Esse avanço tecnológico chega gradativamente nas escolas, creches e até mesmo em universidades. E para que isso aconteça é preciso de educadores, que promovam utilização pedagógica das tecnologias para alcançar o domínio crítico da linguagem tecnológica.

E para que esse domínio chegasse até os alunos, professores da rede escolar são alfabetizados tecnologicamente diante de um projeto criado pelo Governo, sendo a Formação continuada, que tem como fundamento a alfabetização tecnológica do professor. Para Rosana o importante é o resultado final e não o meio. “Se Educação Tecnológica, ficar nessa visão do determinismo do meio pelo meio, não será possível que o resultado chegue ao final, pois é preciso essa apropriação do uso da tecnologia sobre o da educação”.

Rosana pontua três características importantes da Educação Tecnológica, O essencial é ajudar o aluno a se posicionar na era digital; Não é apenas dominar o equipamento, é se apropriar para um processo de cidadania e a Importância da introdução da informática nas escolas. E para que esse trabalho possa desenvolver melhor, foi feita uma parceria do sistema TIC-Tecnologias da Informação e Comunicação com os subprojetos PIBD de Computação e Interdisciplinar Letras e Computação, onde, “Os bolsistas contribuem com a expertise na área tecnológica e vivenciam a docência como previsto na proposta de Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência”, cita Rosana Alves.

Foram utilizados o espaço CATIS – Centro de Acesso a Tecnologia para Inclusão Social e Digital e a UAB – Universidade Aberta do Brasil, para a formação de 27 bolsistas das três unidades ofertadas, que são elas, Escola de Educação Infantil Maria Fávero, Escola de Educação Infantil Isoldina de Castro Maia e a Escola Patrocínio Joaquino (da zona rural).

Alessandra Rodrigues – Estagiária Assicom/AIA