Universidade do Estado de Mato Grosso

EVENTO

Apresentações Culturais e Palestra Movimentam a 1ª Noite do Congresso “Eu Não Falar Português”

 dsc_0003-1.JPG

O mini auditório de Letras de Alto Araguaia ficou pequeno na noite desta terça feira (01/12). Com grande público se deu início ao CONGRESSO: EU NÃO FALAR PORTUGUÊS. A noite contou com apresentação cultural, feita pelo acadêmico de Letras, palestra trazendo reflexões sobre a importância de se falar inglês, onde nos dias atuais a língua inglesa é cada vez mais popular em países desenvolvidos.  E uma amostra científica com cartazes abordando os diversos países que falam a língua inglesa.

A primeira apresentação cultural teve peça teatral falando sobre língua e linguagem. De maneira descontraída, os alunos do 2º semestre de Letras explicaram sobre Saussure, e outros pesquisadores da linguística que abordam o tema. Logo após outro teatro foi feito pelos alunos do 4º e 6º semestre, onde os diálogos eram apenas em inglês.

A palestra foi apresentada pelo professor Me. Gilmar Martins de Freitas, que trouxe assuntos de extrema relevância, como o abordar a importância de se falar outra língua, no caso o inglês, e mostrando que a economia hoje, e vários países que não tem a língua inglesa como “materna”, aderiam à língua, de forma a facilitar a comunicação. O professor relata que as pessoas precisam do inglês. “Nos usamos o inglês no dia a dia até sem saber”, relata.  

Para a acadêmica do 2º semestre, Gilcéia Aparecida Cruz, o congresso foi muito produtivo, e apesar dela ser aluna de espanhol, conseguiu se interagir com o assunto, e reconhece a importância da língua inglesa no mundo. “Deu para nos que fazemos o espanhol entender à importância dessa outra língua nos dias atuais, e a futuramente procurar conhece-la melhor”.

Cálita Fernanda – Estagiária Assicom/AIA