Universidade do Estado de Mato Grosso

Publicação – Infografia Multimídia

Professor do curso de Jornalismo lança livro digital sobre infografia multimídia

Por Prof. Eduardo Uliana

Eduardo Fernando Uliana Barboza, professor do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso, câmpus de Alto Araguaia, lança livro digital sobre infografia multimídia e disponibiliza gratuitamente na internet. O e-book “Infografia multimídia: o FLASH e o HTML5 na ampliação das características interativas dos infográficos dos sites Clarín.com e Folha.com” foi baseado nas pesquisas que resultaram na dissertação de seu mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo.

De acordo com o docente, o livro, que foi produzido de forma totalmente independente, analisa, por meio de um estudo comparativo, como dois portais de grandes veículos de comunicação, Clarín (Argentina) e Folha S. Paulo (Brasil), têm utilizado a tecnologia HTML5 para avançar nas possibilidades interativas do gênero jornalístico.

Durante a pesquisa foram analisados os infográficos multimídia dos meios de comunicação brasileiro e argentino e verificados os recursos narrativos e informativos, além das ferramentas e tecnologias de linguagem de programação para Internet utilizados.

Segundo o professor, a escolha do tema foi fundamentada na necessidade de adequação das narrativas jornalísticas a um novo cenário tecnológico comunicacional. “Essa discussão se divide em duas: forma e conteúdo. Em termos de formato, discute-se sobre qual seria o melhor design da notícia para meios de comunicação em multiplataforma e, em termos de conteúdo, a discussão é sobre como seria o conteúdo jornalístico mais adequado a esse novo contexto, que tem como alvo um novo tipo de leitor: um leitor que não é mais apenas receptor da notícia, mas também que a produz e veicula por meio das redes sociais online e diversas ferramentas de comunicação disponíveis na web”, esclarece.

Para Eduardo Uliana, a infografia multimídia aparece como uma das possíveis saídas na busca de um novo formato informativo, uma vez que se trata de um produto que traz novas possibilidades de formato e de transmissão do conteúdo jornalístico.

O e-book “Infografia multimídia: o FLASH e o HTML5 na ampliação das características interativas dos infográficos dos sites Clarín.com e Folha.com” pode ser acessado pelo link a seguir, por onde também é possível fazer o download gratuito da obra: http://pt.slideshare.net/eduardouliana/infografia-multimdia-o-flash-e-o-html5-na-ampliao-das-caractersticas-interativas-dos-infogrficos-dos-sites-clarincom-e-folhacom