Universidade do Estado de Mato Grosso

TECNOLOGIA

Unemat realiza primeira reunião por videoconferência com os 13 câmpus
15/09/2016 18:24:48
por Hemilia Maia
Foto por: Moisés Bandeira

Esta manhã (15.09) foi realizada a primeira reunião de trabalho por videoconferência da reitoria da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) com pró-reitores, diretores Políticos-pedagógicos e Financeiros (DPPF) e diretor de Unidade Regionalizada Administrativa (Dura). Os 32 participantes utilizaram a solução de videoconferência por meio do espaço virtual de Nuvem.

Durante a reunião de trabalho, que durou três horas, foram discutidos tópicos de avaliação institucional, Planejamento Estratégico Participativo (PEP), Planejamento financeiro, aquisição de livros, auxílio gestão, representação em conselhos externos, calendário dos próximos conselhos, Comissão Permanente de Avaliação de Desempenho Docente (Copad) e assiduidade e regimes de trabalho docente.

De acordo com a reitora Ana Di Renzo, o propósito de realizar reuniões de trabalho on-line é para gerar economia de tempo e financeira, diminuir os riscos com os translados e tornar as discussões mais céleres. A Unemat é uma Instituição de Ensino Superior multicâmpus com unidades em 13 municípios do Estado com distâncias entre a reitoria que variam de 150 a 1500 quilômetros. Durante a reunião desta manhã foram economizados cerca de 20 mil reais.

“As reuniões por videoconferência não excluirão totalmente as presenciais, mas as tornarão mais pragmáticas, uma vez que os encontros anteriores também favorecerão o período reflexivo prévio”, explicou a reitora que não deixou de observar que a parte instrumental tecnológica ainda precisa de ajustes e aos profissionais a cultura das reuniões virtuais.

De acordo com Eduardo Zinhani, diretor de Tecnologia da Informação da Unemat, a comunidade acadêmica não terá prejuízo no uso da internet na Instituição pois a nuvem não fica hospedada na estrutura física do data center da Universidade.

Participantes da reunião: Reitora Ana Di Renzo; vice-reitor, Ariel Lopes; os pró-reitores Rodrigo Zanin, Alexandre Porto, Anderson do Amaral, Valter Danzer, Weily Toro, Francisco Lledo, e a professora Rinalda Bezerra em substituição a pró-reitora Vera Maquêa; os DPPF Luiz Fernando Ribeiro, Gislaine Carvalho, Carlos Edinei de Oliveira, Antonio Malheiros, Tales Bogoni, Gildete Silva, Luiz Antonio Soares (Tonico), Eloísa Mignoni, Marion Cunha e Anderson Miranda; os Dura Cristiano Bensone, Rhaner Rodrigues, Dhyego Brandão, Reinaldo Silva, Carlos Henrique Arruda, Alberto Angelice, Alessandro Ribeiro, Jorge Dias, Mérik Silva, Eduardo Gimenez e Manoel Westphafen; do câmpus de Alto Araguaia e a professora Elizeth Gonzaga de Lima, integrante do Comitê Gestor do PEP/Unemat.