Universidade do Estado de Mato Grosso

INFORMÁTICA MÉDICA

Professor da Unemat está entre autores de obra internacional na área médica
08/02/2017 16:05:10
por Hemilia Maia
Foto por: Selfie Gleber Marques

O professor Gleber Nelson Marques da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), doutor em Computação Aplicada, a convite do editor e médico Robert E. Hoyt está preparando a tradução em português do livro Health Informatics. A obra de abrangência internacional, é utilizada por universidades americanas e europeias, é um dos poucos livros que reúnem as principais informações e fundamentos de informática em saúde em um único volume como um tratado nessa área. A tradução da sétima edição da obra deve chegar às livrarias em 2018.

Além de aceitar o desafio de tornar a obra mais acessível aos falantes da língua portuguesa, uma das mais faladas no mundo, Marques também é um dos autores de Health Informatics: Pratical Guide for Healthcare and Information Technology Professionals, em português, Informática em Saúde: Guia prático para profissionais de saúde e tecnologia de informação.

O capítulo 25 do suplemento da sexta edição foi escrito por Marques e cinco autores da área médica: Alison Fields e Robert Hoyt, da Universidade do Oeste da Flórida, nos Estados Unidos, Chris Paton, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e Naomi Muinga e Steve Magare, do Programa de Pesquisa do Fundo Wellcome do Instituto de Pesquisa Médica do Quênia.

Marques conta que a pesquisa sobre o sistema de informação em saúde no Brasil e em alguns países da América do Sul, que ele realizou entre os anos de 2015 e 2016, motivou o convite para sua participação na edição do Health Informatics.  “E tudo começou quando fui solicitado a reformar a ementa das disciplinas Habilidades Profissionais em Informática em Saúde I e II, do curso de Medicina da Unemat, aqui em Cáceres”. Marques ainda ensina Cálculo e Métodos Numéricos no curso de Ciência da Computação da Instituição.

Foi em busca de bibliografias para a ementa da sua disciplina que Marques constatou a carência de publicações em português. “Apesar da Informática em Saúde ser uma área emergente, ainda não existe em nossa língua um livro que cubra todo o espectro da disciplina”, destacou Marques.