Universidade do Estado de Mato Grosso

Evento

Estudantes de jornalismo de Alto Araguaia conquistam oito prêmios em evento regional
19/06/2017 09:01:16
por Revista Comunicação Cultura e Sociedade
Foto por: Assessoria Revista RCCS

Mais uma vez o curso de Jornalismo do campus Alto Araguaia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) é destaque no Congresso Regional de Comunicação da Intercom, a 19ª da Intercom Centro-Oeste. O evento foi realizado entre os dias 12 a 14 de junho na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Cuiabá.

Ao todo, os estudantes de Jornalismo submeteram 14 trabalhos (a segunda instituição com mais trabalhos) e faturaram oito prêmios no Prêmio da Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom).

Entre os trabalhos vencedores, vale frisar o do Jornal Mural Corredor, o de Assessoria de Imprensa da Tia Nega e o da fotonovela Consciência Viva, que venceram nas suas respectivas categorias trabalhos de instituições tradicionais como a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Para Aline Teles, estudante do 5º semestre de Jornalismo e participante do Jornal Mural Corredor, a conquista do Prêmio Expocom diante de uma concorrência acirrada valoriza a sua formação no curso e de seus colegas. “A sensação é maravilhosa. É um sentimento de dever cumprido e de que estamos no caminho certo. Toda a turma trabalhou bem e ver o nosso trabalho premiado como o melhor jornal mural do Centro-Oeste é muito gratificante”, comenta ela.

Desde a primeira participação do curso em 2008, no congresso realizado na Unigran, Dourados, Mato Grosso do Sul, já se somam 9 participações e um total de 55 prêmios faturados nas mais variadas categorias e modalidades (Jornalismo, Cinema e Audiovisual, Produção Transdisciplinar em Comunicação, Rádio e TV na internet).

Segundo o professor Lawrenberg Silva, um grande incentivador dos estudantes no evento, estes prêmios tornam o curso o mais premiado de Mato Grosso e do Centro-Oeste brasileiro. “Não tenho dúvidas de afirmar que esta última premiação confirma o curso de Jornalismo de Alto Araguaia como o principal protagonista do Prêmio Expocom do Centro-Oeste, isto é, o mais premiado”, finaliza ele.

Trabalhos vencedores

Animais Abandonados nas Ruas. Orientando-Líder do trabalho: Thays Aguiar Soares.

Assessoria de Imprensa no Lar dos idosos “Tia Nega!” em Alto Araguaia-MT. Orientando-Líder do Trabalho: Monica Yasmin, Aline Teles, Daniele Meinerz.

Jornal Corredor: Um projeto inicial de jornalismo popular. Orientando-Líder do Trabalho: Lucas Alencar.

Fotonovela Consciencia Viva: o câncer de mama. Orientando-Líder do Trabalho: Lindeia David.

AAVA: Rótulo de embalagem de mel. Orientando-Líder do Trabalho: Andressa Santiago.

Dor Anônima: o papel da fotografia artística no combate à violência contra a mulher araguaiense. Orientando-Líder do Trabalho: Isabelle Costa Guimarães.

Zé, O alienado: História em Quadrinhos e Educação Política. Orientando-Líder do Trabalho: Hector Mitsuo Kirizawa.

(Des)Confinados.Orientando-Líder do Trabalho: Weverton Velasco.