Universidade do Estado de Mato Grosso

GRUPO DE PESQUISA

Campus de Alto Araguaia ganha mais um grupo de pesquisa

 

Uma reunião realizada em 25 de abril de 2017 em São Carlos-SP marcou a criação do Grupo de Pesquisa Poder, Fronteira, Estratificação e Memória – GPPFEM. O grupo reúne pesquisadores da área de sociologia, direito, ciência da informação, linguística e letras formado por uma rede interinstitucional de colaboradores.

Participam do grupo pesquisadores ligados à Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

De acordo com a pesquisadora e líder do grupo Fabiana Souza de Andrade (Unemat / UFSCar) a reunião surgiu pela necessidade dos pesquisadores em criarem um grupo com sede em Mato Grosso que debatesse questões relativas “Às mudanças sociais e políticas, tendo como referência suas implicações nas relações de poder, na estrutura social, na constituição e organização do espaço, da memória e da produção cultural”, e estimular pesquisas interinstitucionais.

No encontro, os participantes conheceram as áreas de atuação dos colegas, as pesquisas desenvolvidas e os principais resultados obtidos. Na sequência, discutiu-se sobre as possíveis linhas de pesquisa em rede e decidiu-se pela certificação do grupo de pesquisa no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através da Faculdade de Letras, Ciências Sociais e Tecnológicas (FALECT / Unemat – Campus de Alto Araguaia).

Ficou estabelecido quatro linhas de pesquisa: 1. Cultura, Organização Social da Informação, Representações Identitárias e Estudos Literários; 2.  Poder, Sociedade, Mobilidade e Territorialidade; 3. Direitos, Acesso à Justiça, Conflitos Socioambientais; e 4. Novas Reconfigurações de Trabalho e Relações de Gênero.

A expectativa é que o grupo seja uma oportunidade para dar maior eficiência à investigação científica no Estado. Fabiana ressalta ainda que o grupo está aberto à entrada de novas instituições e de outros colaboradores que não participaram desta primeira reunião.

Além de Fabiana Souza de Andrade, a Unemat está representada no grupo pelos pesquisadores Shirlene Rohr de Souza, Humberto Massahiro Nanaka, Aline Pereira Dutton, Jeciane de Paula Oliveira, Everton Neves dos Santos e Hélio Vieira Júnior.

Mais informações:

Grupo de Pesquisa Poder, Fronteira, Estratificação e Memória – GPPFEM

gppfem@gmail.com