Universidade do Estado de Mato Grosso

GRUPO DE PESQUISA

GRUPO DE PESQUISA PODER, FRONTEIRA, ESTRATIFICAÇÃO E MEMÓRIA -GPPFEM

O grupo visa investigar mudanças sociais e políticas, tendo como referência suas implicações nas relações de poder, na estrutura social, na constituição e organização do espaço, da memória e da produção cultural. Inclui pesquisas com as seguintes temáticas: Estado e sociedade; atores sociais, ação coletiva; direito, acesso à justiça, segurança; mobilidade social, ocupacional e espaço; trabalho, flexibilização, novas reconfigurações nas relações de trabalho e gênero; territorialidade, migrações; classes sociais; exclusão social; memória, cultura, literatura; produção e organização social da informação. Como repercussão imediata o GP participará de palestras, cursos de formação, eventos no Brasil e no exterior, produzirá publicações e produções técnico-científica. Além disso, as atividades do GP estarão centradas no desenvolvimento do projeto de um curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Humanidades que irá capacitar licenciados e professores da Educação da Rede Pública de Ensino.

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6193869310730677

Linhas de pesquisa

1. Cultura, Organização Social da Informação, Representações Identitárias e Estudos Literários.

Intenta investigar as questões teóricas, epistemológicas e práticas relacionadas à problemática da produção e organização social da informação, centralizando-se na análise da construção das múltiplas relações entre informação registrada, obra, autor e público, em seus aspectos socioculturais, suas formas de sociabilidade envolvidas, trocas reais e simbólicas, reproduções e representações tanto do sujeito cognoscente como dos fenômenos existentes. De igual modo, a linha também propõe o estudo das relações entre literatura, cultura e memória, objetivando analisar as relações entre a experiência vivida, as representações poéticas, ficcionais e a organização social.

Pesquisadores:

Fabiana Souza de Andrade (Unemat – Alto Araguaia / UFSCar);

Jeciane de Paula Oliveira (Unemat – Tangará da Serra);

Juan de Lima (Unesp – Araraquara);

Shirlene Rohr de Souza (Unemat – Alto Araguaia).

2.  Poder, Sociedade, Mobilidade e Territorialidade

Abrange investigações que buscam compreender as relações de poder na sociedade, com ênfase no comportamento político. Estuda a relação entre sociedade e Estado e o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e de projetos sociais como reflexos e/ou condicionantes dessa relação. Busca ainda analisar as interfaces entre cidadania, cultura, territorialidades e instituições na formação da identidade e das diferenças no contexto das mobilidades e da multiplicação das fronteiras no mundo contemporâneo.

Pesquisadores:

Hélio Vieira Júnior (Unemat – Sinop / UFSCar);

Paolo Targioni (IFMT – Cáceres / UFSCar).

3. Direitos, Acesso à Justiça, Conflitos Socioambientais.

Dedica-se a pesquisas na pluralidade de enfoques investigativos acerca das instituições e mecanismos jurídico-políticos, sociais e de direitos das coletividades que envolvem as relações com a biodiversidade, sociodiversidade, direitos das coletividades, globalização e relações fronteiriças. Assim como visa analisar as contradições e desigualdades no acesso à justiça formal, administração de conflitos e a judicialização das relações sociais.

Pesquisadores:

Everton Neves dos Santos (Unemat – Diamantino / UFSCar);

Humberto Massahiro Nanaka (Unemat – Diamantino);

Noemi dos Reis Corrêa (IFMT – Juína / UFSCar).

4. Novas Reconfigurações de Trabalho e Relações de Gênero.

Investiga as novas reconfigurações organizativas do trabalho a partir da precarização e estratificação social, apresentando como referência suas implicações na estrutura social, nas relações de trabalho e gênero. Articulando temas: mudanças nas relações de gênero; reconfiguração das classes sociais; interfaces público e privado; economia solidária, trabalho associado e cooperativismo.

Pesquisadores:

Aline Pereira Dutton (Unemat – Cáceres / UFSCar);

Christiany Regina Fonseca (IFMT – Cuiabá / UFSCar).