Universidade do Estado de Mato Grosso

SABERES

Unemat realiza 8ª Jornada Científica em Cuiabá
por Hemilia Maia
Foto por: Moisés Bandeira / Arte: Design

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizará pela primeira vez sua Jornada Científica fora de suas dependências e, em conjunto, com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) que promove a Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento acontecerá na Arena Pantanal, em Cuiabá, de 24 a 26 de outubro.

A temática “A Matemática está em tudo” norteará a 14ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e a 8ª Jornada Científica. De acordo com a organização são esperadas cerca de 20 mil pessoas ao evento que é aberto ao público. Segundo um dos coordenadores da Jornada, o professor Severino de Paiva que representa a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) no evento, a realização  da Jornada Científica em Cuiabá foi pensada para dar maior visibilidade ao evento. “A Jornada é um importante meio de divulgar ciência, pesquisa e extensão desenvolvidas no meio acadêmico para o conhecimento da população”, destacou Paiva.

A 8ª Jornada Científica ainda traz mais novidades. A apresentação de trabalhos apenas em formato Pôster e a participação de outros países. Além do estande da Unemat, três estandes: um do consulado de Bolivia en Mato Grosso com a Universidad de Aquino Bolivia (Udabol), outro da embaixada dos Estados Unidos, por meio do escritório Education USA em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e mais a embaixada do Canadá com o Edu Canadá – A World of possibilities permitirão aos participantes conhecer programas de intercâmbio.

De acordo com a assessora de Assuntos Externos/Relações Internacionais da Unemat, professora Áurea Regina Alves Ignácio a presença destes estandes enriquecerá a Jornada Científica. “Os acadêmicos da Unemat terão a oportunidade de conhecer programas de estudo, intercâmbio, pós-graduação e pós-doc, num só lugar. Nós estamos trazendo a internacionalização para a Jornada”, afirmou Áurea.

A Jornada Científica engloba outros eventos da Unemat, das 1.200 vagas disponibilizadas para alunos e professores 865 foram preenchidas com  participantes que apresentarão trabalhos e outros 335 apenas como participantes. Dos 865 trabalhos, 772 são de graduação e 93 de pós-graduação distribuídos entre o XI Congresso  Interno de Iniciação Científica (Conic), VII Seminário de Extensão (Semex), V Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), III Seminário do  Programa de Formação de Células Cooperativas (Focco) e I Seminário de Pós-graduação (Sepos).

A programação completa da 8ª Jornada Científica está disponível no portal da Unemat. Clique aqui.

Com entrada gratuita, a 14ª Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação e a 8ª Jornada Científica acontecerão na Arena Pantanal (Setor Oeste – Portão B), das 8h às 22h. O evento é uma realização da Secitec e da Unemat e tem como parceiros do evento: Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), EducationUSA, EduCanadá, Parque Tecnológico de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).