Universidade do Estado de Mato Grosso

Unemat passa integrar o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) passou a integrar o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras a partir de segunda-feira (23). Indicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi aprovada durante a X Assembleia Geral e o IX Seminário Internacional do Grupo Coimbra, que acontece na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) até quinta-feira, dia 27.

Ana Di Renzo, reitora da Unemat, considera a adesão uma oportunidade. “Significa poder interagir com pesquisadores do mundo todo, de se colocar, de conhecer e se fazer conhecido para estabelecer novas parcerias na graduação e na pesquisa e também apreciar como são executados currículos de formação de todo mundo”, comentou a reitora.

Com as cinco novas adesões: Unemat, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Estadual de Goiás (EUG), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Universidade Federal do Cariri (UFCA) o Grupo Coimbra, que é uma associação de reitores de universidades brasileiras voltadas para ações de cooperação internacional passa a ter 82 universidades, sendo 57 federais, 19 estaduais e seis comunitárias. E a Unemat avança em seus processos de internacionalização.

De acordo com a coordenadora de Relações Externas e Internacionais, professora Áurea Regina Ignácio “com essa adesão a Unemat pode acessar programas internacionais que várias universidades brasileiras e internacionais já vêm desenvolvendo há anos e vice-versa, por meio das parcerias do Grupo Coimbra”.

Durante o seminário, após a apresentação do reitor da Budapest University of Technology and Economics, Lászlo Kardoss, foi aprovada a realização da edição 2018 do evento na Hungria. Na ocasião o Grupo completará 10 anos. Ainda foi anunciada a previsão em estatuto do Grupo Coimbra para entrada de membros de outros países e o retorno do Grupo para a sede da Universidade de Brasília (UnB).

A mesa de trabalho foi composta pelo presidente do Grupo Coimbra, reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), José Arimatéia Dantas Lopes, pela diretora executiva, professora da (UnB), Rossana Valéria de Souza e Silva e pela relatora, diretora de Relações Internacionais da Universidade Federal de Goiás, professora Ofélia.

23/10/2017 22:10:22
por Hemilia Maia
Foto por: Moisés Bandeira