Universidade do Estado de Mato Grosso

Unemat disponibiliza sistema de biblioteca virtual para comunidade acadêmica

30/01/2018 16:00:36
por Hemilia Maia
Foto por: Divulgação

A Unemat adquiriu o sistema ‘Minha Biblioteca’ para todos os membros da comunidade acadêmica. São 23 mil licenças por um período de 36 meses. O investimento de 240 mil reais vai de encontro, principalmente, com o anseio dos alunos dos cursos ofertados nas modalidades diferenciadas, que respondem por 25% das vagas ofertadas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

A plataforma Minha Biblioteca conta com cerca de 8.000 títulos em diversas áreas de conhecimento, e suas ferramentas de auxílio, como marcação de texto, citações automáticas, criação de notas e compartilhamento destas com outros usuários, permitem que os usuários tenham total liberdade no manuseio dos livros virtuais. A impressão também é permitida, desde que atenda à legislação de direitos autorais que prevê, por exemplo, a cópia de partes da obra.

A boa nova foi anunciada pelo pró-reitor de Gestão Financeira, Alexandre Gonçalves Porto, durante a 1ª Sessão Ordinária do Conselho Universitário (Consuni) da Instituição. “Apesar da ideia ter sido pensada primeiramente para as modalidades diferenciadas, onde a manutenção de bibliotecas físicas permanentes nos polos e núcleos se torna inviável pela dinâmica da oferta de ensino, a ferramenta será de grande valia para todos nós da Unemat”, concluiu Porto.

A sessão do Consuni aconteceu nesta terça (30) no auditório do Câmpus Universitário de Luciara e nesta quarta-feira (31) em São Félix do Araguaia.

Como acessar: Há dois caminhos para acessar a Minha Biblioteca: (https://goo.gl/vWn4vb) ou (http://portal.unemat.br/biblioteca). Para ter acesso à plataforma basta que alunos, professores e técnicos da Unemat utilizem o e-mail institucional como login e o número do CPF como senha, mas é preciso ter cadastro junto ao Sistema de Autenticação Unificada (SAU)  (http://portal.unemat.br/sau) para que o acesso seja liberado em até 48 horas.  No caso dos acadêmicos, as licenças serão atualizadas semestralmente, após rematrícula.