Universidade do Estado de Mato Grosso

Ciência da Computação

Universitários fazem exposição na rede municipal de ensino de materiais eletrônicos reciclados
16/04/2018 09:47:52
por Ana Clara Souza (Estagiária) | Assecom/AIA

Entre peças, cabos e sistemas, uma exposição de dispositivos eletrônicos construídos, a partir de materiais recicláveis com peças de computadores usados e outros componentes de desmanche, foi realizada pelo Curso de Ciências da Computação da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso), campus de Alto Araguaia (MT). A mostra apresentada aos alunos da rede municipal de ensino, na Escola Maria Julia de Almeida, nesta sexta-feira (13), faz parte das atividades desenvolvidos no laboratório de eletrônica da universidade.

Na exposição, alunos do curso apresentaram diversos projetos, como robô feito de papelão e peças eletrônicas, holograma em 3D, carregador de bateria, giroscópio, a reciclagem de um aparelho de som, entre outros. O objetivo é apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos universitários e despertar nos alunos das escolas do município o interesse pela computação, robótica e afins.

“Os estudantes de computação assistiram um vídeo sobre projeção de holograma e tiveram a ideia de fazer um em monitores, para ampliar esse conhecimento. Eles tiveram a ideia e falei para eles que iriamos executar. Eles têm essa liberdade de ver alguma novidade e querer construir”, comenta o organizador da exposição, professor Doutor Fernando Yoiti Obana.

A diretora da escola, Kátia Almeida, ressalta a importância da reciclagem dos materiais, já que eles seriam colocados no lixo. “Isso colabora na invenção de novas tecnologias. Os alunos estão maravilhados com toda a demonstração e nós só temos que agradecer essa parceria da Unemat, entre os alunos da computação conosco”, afirma a diretora.

Iniciada no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Santa Rita do Araguaia (GO), a exposição trouxe pontos positivos para a universidade e para os atendidos no centro. Aqueles que se interessaram pela robótica agora cursam ciências da computação.

O evento é organizado ainda pelos alunos Leonardo Parreira, Leonardo Xavier, Raianne, Sara, Feliphe e Edinaldo, com apoio do coordenador do curso, professor Mestre Sérgio Santos Filho. Outras unidades de ensino de Alto Araguaia também receberão a exposição. A próxima agenda será na Escola Municipal José Inácio Fraga e na Atuação Cidadã, no dia 21 de abril, na Escola Municipal Lourença Afonso de Melo.