Universidade do Estado de Mato Grosso

UNEMAT 40 ANOS

Alto Araguaia comemora aniversário da instituição com ‘Exposição Fotográfica e do Conhecimento’

 

Por: Karoline Benicio / Estagiária Alto Araguaia

IMG_3191

Entre os dias 24 e 27 de abril a Universidade do Estado de Mato Grosso, (UNEMAT) campus de Alto Araguaia, realizou a primeira etapa de comemoração aos seus 40 anos de história. A ‘Exposição Fotográfica’ e a ‘Exposição do Conhecimento’ foram às atividades desenvolvidas e estavam abertas para apreciação durante toda a semana no próprio campus. Uma comissão organizadora foi designada para cuidar da exposição fotográfica, enquanto a exposição do conhecimento foi protagonizada por bolsistas e voluntários dos projetos da instituição.

Acadêmicos, docentes, técnicos, moradores locais além de professores e alunos das escolas municipais e/ou estaduais de Alto Araguaia (MT) e Santa Rita do Araguaia (GO) visitaram as exposições. A acadêmica do 8º semestre de Letras, Taynara dos Santos Quintino, 24, conta que quando veio para a instituição tinha poucas certezas, mas que uma delas era de sair daqui com um diploma. Encantada, ela conta que achou a exposição magnífica e um tanto nostálgica. ‘’Eu achei maravilhoso, inclusive tinha um mimeógrafo que eu amei mexer. Tinhas coisas que eu nem sabia que existiam… Eu gostei muito das fotos, gostaria que tivesse mais, e queria que a exposição permanecesse por mais dias’’ diz a acadêmica.

 

NOSTALGIA: Contando os nossos 27 anos de história

O campus de Alto Araguaia foi inaugurado em 1991 (SAIBA MAIS: http://portal.unemat.br/?pg=campus&idc=4 ) implantando o curso de Letras. Atualmente, 2018, conta com dois cursos regulares (Letras e Ciência da Computação) e turma especiais do curso de Direito e Pedagogia.

Na exposição fotográfica registros de 1991 até os dias atuais relembram os momentos vividos nesses 27 anos de história da Universidade no município. As fotografias são do arquivo da UNEMAT, e algumas foram disponibilizadas por docentes. Dos registros mais atuais, a grande maioria foi compartilhada através do Facebook com a #Unemat40Anos (https://www.facebook.com/search/top/?q=%23Unemat40Anos) , uma campanha divulgada pela comissão na semana anterior a exposição.

Fotógrafos do curso de jornalismo foram designados pela comissão para cobrir o evento, registrando principalmente os visitantes com os acessórios fotográficos oferecidos, todos temáticos dos 40 anos de UNEMAT.

 

Exposição do Conhecimento: Integração entre Universidade e Educação Básica

Comemorar a história não é apenas relembrar os momentos vividos, mas comemorar os feitos e produções. Pensando nisso, a exposição do conhecimento surgiu para demonstrar algumas atividades desenvolvidas dentro dos projetos e programas da Universidade.

O discente do 1º semestre de Ciência da Computação Jean dos Santos de Oliveira, 22, é voluntário no projeto de ‘’Jogos Didáticos de Matemática’’ e participou ativamente da exposição, que teve como principal público as escolas estaduais e municipais da cidade. ‘Participar dessa exposição foi muito divertido, foi uma coisa nova, nunca tinha lidado com tanta criança na minha vida antes. Foi surpreendente ver que uma criança de oito anos conseguiu resolver um desafio que um adulto de 32 anos não conseguiu’’ conta.

Cerca de seis escolas municipais e/ou estaduais de ensino público e privado levaram seus alunos para visitar as exposições. Os bolsistas do Programa de Formação de Células Cooperativas (FOCCO) desenvolveram dinâmicas com essas crianças a fim de estimular sua atenção e também senso de humanidade. O bolsista Fernando Rodrigues conta que pensaram as dinâmicas a partir da idade das crianças, sempre querendo estimular algo positivo. ‘’Nós fizemos uma atividade de sonhos que foi muito bacana. Mostramos a eles que não era necessário estragar o sonho do colega para alcançar o seu. Para nós, articuladores do FOCCO, essa exposição foi muito positiva, todos crescemos, principalmente na questão de atitude de fala e ter iniciativa’’ declara.