Universidade do Estado de Mato Grosso

ELEIÇÕES 2018

Comissão eleitoral valida resultado final das eleições para reitor da Unemat
09/06/2018 19:31:55
por Danielle Tavares
Foto por: Imagem de arquivo, cedida pela Chapa 1

Exatamente às 19h10 deste sábado (09/06), a Comissão Eleitoral Central terminou de contabilizar os votos da última urna apurada nas eleições aos cargos de reitor e vice-reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), pelo período de 2019-2022. A urna nº 76 chegou hoje de Aripuanã, com 28 votos feitos em separado, de eleitores em trânsito conforme previsto em edital.

Com 100% das urnas apuradas, o resultado final oficial validado pela comissão eleitoral central confirma a vitória da Chapa 1, composta por Rodrigo Zanin e Nilce Maria da Silva.

Rodrigo Zanin e Nilce Maria foram eleitos com 64,8% dos votos válidos, enquanto Chapa 2, integrada por Edna Sampaio e Isaac Newton, somou 31,2%. Dentre os 7.866 discentes, 602 docentes e 489 técnicos votantes, a chapa vencedora obteve 5.093 votos de estudantes, 383 de professores e 323 de PTES. Os dados da apuração podem ser conferidos aqui: http://eleicoes.unemat.br/.

O reitor eleito, Rodrigo Zanin, ressaltou o fortalecimento da democracia interna da instituição. “O processo de visitar os câmpus, cursos e escutar a comunidade acadêmica é muito importante. É um momento de aprendizado também sobre as necessidades e demandas da nossa comunidade. No processo eleitoral, a gente faz uma reflexão sobre a universidade que temos e a universidade que queremos”.

O presidente da Comissão Eleitoral, professor Roberto Arruda, frisou a importância do diálogo constante com as chapas e a transparência na condução do processo eleitoral. “Podemos considerar esta uma eleição de médio porte, quando tomamos o tamanho do colégio eleitoral da Unemat e a sua capilaridade por todo o estado de Mato Grosso. Foi uma grande mobilização e organização logística que possibilitou que todos os alunos, professores e técnicos tivessem acesso e a possibilidade de votar”, afirmou.

O resultado final oficial ainda passa pela homologação do Conselho Superior (Unemat), em sessão a ser realizada em 19 de julho.

Posse- A cerimônia de posse da chapa eleita será no dia 20 de dezembro, após Publicação do Decreto de nomeação pelo Governador do Estado de Mato Grosso. O mandato da chapa eleita terá início em 01 de janeiro de 2019 e vai até 31 de dezembro de 2022.