Universidade do Estado de Mato Grosso

INFOVIA-UNEMAT te liga ao Portal da CAPES.

Informações de acesso Portal da CAPES através da INFOVIA-UNEMAT e acesso a base de periódicos.

 

O portal da CAPES permite apenas que computadores conectados à INFOVIA-UNEMAT acessem a sua base de periódicos. Devido a restrições de contrato entre a CAPES e a UNEMAT (válido para qualquer instituição que for acessar a base de periódicos) é necessário que haja um cadastramento prévio dos endereços de IP da INFOVIA-UNEMAT que vão acessar a base. Os computadores que já acessam normalmente de dentro da UNEMAT, não vão ter o seu tipo de acesso modificado, sendo permitido o livre acesso aos periódicos.

Visando proporcionar o mesmo tipo de acesso à base de periódicos que existe nos computadores conectados à INFOVIA-UNEMAT

CAPES1

, a DATI – Diretoria de Tecnologia da Informação disponibilizou um Proxy para atuar como intermediário entre o usuário de banda larga residencial (ADSL, provedores externos) e o portal da CAPES. Para efetivar esse serviço, será necessário que o seu navegador de Internet faça requisições para o servidor no DATACENTER da UNEMAT e este, por sua vez, faça requisições ao portal da CAPES, com identificação de endereço de IP-200.101.35.34 da UNEMAT.

O acesso via Proxy está disponível para docentes, alunos de pós-graduação, alunos de graduação, técnicos da Instituição e comunidade externa. E para acessar este serviço é necessário que o usuário informe o login “Unemat” e a senha “periódicos” no momento do acesso.

Atenção: A utilização do Proxy da UNEMAT, poderá acarretar uma perda de performance de navegação na Internet. Portanto, utilize as seguintes configurações APENAS quando for acessar o portal da CAPES. Verifique sempre como está configurado o seu navegador.

Para saber se você está acessando a Internet através do servidor da UNEMAT disponibilizado para essa finalidade, acesse a página http://meuip.datahouse.com.br/. Se o IP mostrado for 200.101.35.34, então você estará acessando através do Proxy da UNEMAT.

Tutoriais para configurar os navegadores com o Proxy da UNEMAT. Navegadores:

• Tutorial Mozilla

• Tutorial Internet Explorer

• Tutorial Chrome