Universidade do Estado de Mato Grosso

ACADÊMICOS DO CURSO DE LETRAS PODEM SE INSCREVER A BOLSAS DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Por Jeferson Boldrini

Os acadêmicos que estejam cursando a partir do 5º período do Curso de Licenciatura em Letras do Campus Universitário de Alto Araguaia têm até o dia 23 de fevereiro para concorrerem a 06 vagas para Residência Pedagógica no Município. As inscrições estão sendo realizadas na Coordenação do Curso de Letras.

A Residência Pedagógica é um programa de formação realizada por um acadêmico do curso de Letras (residente) desenvolvida em uma Escola pública de educação básica sob o acompanhamento de um professor da Instituição (preceptor). Podem se inscrever os discentes com matrícula ativa, que tenham cursado no mínimo 50% do curso, que não estejam vinculados a outro programa de bolsas, além de cadastrar e manter atualizado currículo na Plataforma Freire (https://freire2.capes.gov.br/).

O processo de seleção é composto pela avaliação da Carta de Intenção, escrita por cada candidato, além da análise do Histórico Escolar. O valor da bolsa é de R$ 400,00 (quatrocentos reais), concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Os candidatos aprovados irão desenvolver atividades de planejamento, reuniões, monitoria, regência e desenvolvimento de projetos. De acordo com o Docente Orientador do Programa em Alto Araguaia, professor Doutor Jesuíno Arvelino Pinto, a Residência Pedagógica potencializa e dinamiza o processo de ensino-aprendizagem. “Através dessa experiência os acadêmicos tem oportunidade de vivenciar o cotidiano da futura profissão, podendo analisar e propor novas metodologias”, explica o professor.

O Edital nº 002/2019-UNEMAT/PROEG/APE-RP-SELEÇÃO PARA BOLSAS DE RESIDENTES, publicado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, pode ser acessado aqui.