Universidade do Estado de Mato Grosso

Planejamento 2007-2010

PLANEJAMENTO PLURI-ANUAL: 2007-2010

Este planejamento tem como principal objetivo visar uma maior estruturação e o fortalecimento dos cursos de graduação e pós-graduação já existentes, bem como a implantação de outros que, com certeza, virão.

É de se lembrar que quaisquer que sejam as implantações que se pretendem, elas devem ser recebidas com uma completa revisão e adequação nas/das estruturas que se têm. Estas, as estruturas, por sua vez, dependem, para seu bom funcionamento, de uma boa microestrutura.

Assim, as propostas serão apresentadas aqui partindo da microestrutura até que se chegue ao objetivo maior, passando por estrutura física, estrutura administrativa e estrutura pedagógica, não querendo com isso significar que algumas necessidades são mais importantes que outras, o que se apresenta aqui é organograma de trabalho, que poderá ser refeito no decorrer da gestão cada vez que se fizer necessário.

1. Estrutura Física

 Construção, reformas, adequação de espaços físicos e instalação de equipamentos.

1.1. Parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus de Barra do Bugres para elaboração de projeto arquitetônico para readequação de espaços de acordo com as necessidades acadêmicas e administrativas para, em seguida, se proceder à reformas gradativas no Campus de Alto Araguaia

1.2. Reforma e troca do telhado (telhas e madeiramento) dos 4 pavilhões antigos do prédio, visando a melhoria dos trabalhos realizados no Campus.

1.3. Instalação do Posto de Transformação, ampliando a capacidade de consumo de energia elétrica e possibilitando a instalação de novos equipamentos e a preservação dos já existentes.

1.4. Término da Construção do Centro de Pesquisas de Alto Araguaia (CEPAIA), incluindo instalações de rede de dados, elétrica, e de água e esgoto, visando atender a necessidade de se ter um local adequado para implementação de Pesquisa e de Laboratórios de Pesquisa, bem como da Pós-graduação.

1.5. Construção de um novo pavilhão para atender as necessidades da implantação do curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo e as novas turmas de Licenciatura em Computação que passaram para o período noturno.

1.6. Construção da estrutura física e implantação dos Laboratórios do curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo.

1.7. Reforma e pintura das salas de aula, além de melhorias em termos de recursos por meio da instalação de equipamentos de apoio didático-pedagógico.

1.8. Reforma e ampliação do anfiteatro, inclusive com instalação de condicionadores de ar, iluminação apropriada e rede de dados para vídeo conferências, visando sediar vários eventos e ser melhor utilizado e ainda mais freqüentado pela comunidade acadêmica e externa.

1.9. Término e ampliação do espaço esportivo, a fim de que seja freqüentado por acadêmicos e comunidade externa possibilitando a organização de eventos esportivos envolvendo acadêmicos dos cursos ofertados propiciando, assim, a formação de equipes esportivas que possam participar de competições dentro ou fora da cidade.

1.10. A depender da demanda de acadêmicos de outras localidades, viabilizar a implantação de um Restaurante Universitário.

1.11. Adequação e/ou construção do espaço destinado à Biblioteca do Campus.

1.12. Construção/determinação de um depósito para os móveis e equipamentos que não estejam sendo utilizados no Campus;

1.13. Criação da sala do Suporte de Informática com local apropriado para depósito de equipamentos eletrônicos, com controle de entrada e saída de material.

1.14. Instalação de dispositivos anti-furto na Biblioteca do Campus.

1.15. Implantação do sistema de “Carteirinhas” para os usuários da Biblioteca do Campus.

1.16. Ampliar e reestruturar os Laboratórios de Computação para atender às necessidades acadêmicas.

2. Estrutura Administrativa

Reestruturação, otimização e criação de unidades, elaboração e cumprimento de diretrizes institucionais, contratação de serviços especializados e qualificação de servidores técnico-administrativos.

2.1. Proceder a uma caracterização das atividades das unidades pedagógicas e administrativas no sentido de se elaborar uma proposta de planejamento de novas Divisões, obedecendo ao limite para o Campus, no sentido de adequar melhor as atividades correntes desenvolvidas.

2.2- Criação da Divisão/Assessoria de Planejamento;

2.3. Criação da Divisão de Materiais e Patrimônio;

2.4. Reestruturação da Divisão de Apoio Administrativo (recursos humanos, compras, cerimonial, organização de eventos, expedição de certificados);

2.5. Proporcionar ao quadro administrativo meio para que possam freqüentar cada vez mais cursos de aperfeiçoamento e afins, de modo que possam contribuir mais e com maior propriedade nos assuntos pertinentes à administração.

2.6. Criar uma proposta de Regimento Interno do Campus baseada nas atribuições dos Departamentos, Divisões e demais unidades constantes do Estatuto da Unemat.

2.7. Fazer cumprir o Regimento do Colegiado Regional no tocante à periodicidade das reuniões ordinárias, garantindo que as decisões sejam democraticamente tomadas.

2.8. Realização de um Levantamento criterioso do patrimônio existente nas dependências do Campus, com sua respectiva localização e otimização de uso pelos setores, divisões e departamentos;

2.9. Contratação de serviços técnicos especializados para organização do Arquivo Morto, criando registro de entrada e saída de documentos e emprego de metodologia correta para estas atividades.

3. Estrutura Pedagógica

3.1. Cursos de Graduação

3.1.1. Criar duas Turmas Especiais do Curso de Bacharelado em Direito por meio de Convênio com a Prefeitura Municipal de Alto Araguaia, sendo esta uma extensão do Curso realizado nos mesmos moldes no Campus de Cáceres da UNEMAT.

3.1.2. Criar cursos na modalidade Parceladas nos municípios da região em parceria com as Prefeituras locais de acordo com demandas recebidas.

3.1.3. Criação de Turmas Especiais (fora de sede) dos Cursos de Licenciatura plena em Matemática e História atendendo à demanda apresentada pela Secretaria Municipal de Educação de Alto Araguaia.

3.2. Cursos de Pós-Graduação

3.2.1. Manter os cursos de pós-graduação Lato Sensu existentes e criar novas propostas vinculadas às linhas de pesquisa desenvolvidas no CEPAIA, as quais encontram-se cadastradas no CNPq, bem como em outras áreas, sendo comprovada demanda.

3.2.2. Criar curso de Pós-Graduação Lato Sensu na área de Administração Pública para atender as demandas dos funcionários técnico-administrativos da UNEMAT e dos funcionários de órgãos públicos de Alto Araguaia e região (parcerias com prefeituras e outras entidades públicas).

3.2.3. Incentivar e apoiar os docentes e funcionários técnico-administrativos para fazerem cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu.

3.3. Projetos de Extensão do Campus

3.3.1. Criar um sistema de avaliação dos Projetos de Extensão oferecidos no Campus visando a aprovação e/ou renovação dos mesmos, de modo a ampliar o atendimento à Comunidade externa;

3.3.2. Criação de projetos que visem, junto às agências de fomento, o levantamento (total ou parcial) de fundos para a realização de eventos científicos e/ou culturais; além, obviamente da implantação de novos projetos de extensão pertinentes às atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas no Campus.

3.4. Centro de Pesquisas de Alto Araguaia (CEPAIA)

3.4.1. Incentivar a criação de grupos de pesquisas registrados no CNPq;

3.4.2. Apoiar a busca de recursos para projetos de pesquisa em órgãos de fomento.

3.5. Laboratórios

3.5.1. Implementação do Centro de Línguas Estrangeiras por meio da oferta de cursos de línguas estrangeiras a fim de atender a comunidade acadêmica e a comunidade externa.

3.6. Biblioteca

3.6.1. Aquisição de livros e assinatura de periódicos de acordo com a demanda dos Cursos/Departamentos.

3.6.2. Criação de uma mini oficina de restauração de obras.

3.7. Centros Acadêmicos

3.7.1. Incentivar a re-organização e promover o fortalecimento dos CA’s como instâncias participativas nas decisões a serem tomadas no Campus, além de outras ações como a criação de mecanismos que venham a angariar fundos para participação dos acadêmicos em congressos, seminários e outros.

3.7.2. Criação de uma Ouvidoria Acadêmica do Campus.

3.8. Bolsistas

3.8.1. Instituir, em parceria com os coordenadores dos projetos, acompanhamento mais eficaz das atividades dos bolsistas, cumprindo a legislação pertinente.

3.9. Pastas de Estágio Supervisionado

3.9.1. Desenvolver sistema de condicionamento/arquivamento das pastas de Estágio Supervisionado na Biblioteca do Campus.

Alto Araguaia, 5 de março de 2007.

Prof. Ms. OSMAR QUIM

Coordenador Regional

Portaria n° 2.586/2006-Reitoria