Universidade do Estado de Mato Grosso

Agenda ArtSet

Ações do ArtSet previstas para 2009-1º semestre:

Curso: O CINEMA BRASILEIRO E A IDENTIDADE CULTURAL -1

Duração: 20 horas

Modalidade dos encontros: mensal (março a julho)

Número de encontros: 05

Duração de cada encontro: 4 horas

Horários dos encontros: 19h às 23h

Responsáveis: Shirlene Rohr de Souza, Valdair Grotto, Max Robert Marinho

     

Resumo:

Colocar em discussão os aspectos que determinaram a feição social, econômica e cultural de cada região do Brasil, a partir da obra O povo brasileiro, de Darcy Ribeiro. Essas discussões serão precedidas pela exibição de um filme cujo cenário ou tema se refira diretamente à região em questão.

   

AGENDA

1º Módulo: 28 de março de 2009 – REGIÃO NORTE.

A Região Norte será a primeira a ser colocada em discussão no Curso Cinema e Identidade Nacional. O filme escolhido para representar um dos muitos traços que configuram a riqueza cultural dessa região foi Ele, o boto, de Walter Lima Jr.

ELE, O BOTO

Sinopse: Segundo uma lenda amazônica, em noite de lua cheia o Boto vem à terra e se transforma em humano, para seduzir e ser amado pelas mulheres e odiado pelos homens. Uma de suas conquistas é a filha de um pescador, que tem um filho com o Boto. Constantemente ele reaparece para seduzi-la e, mesmo quando ela se casa, ele continua a procurando. Isto provoca a ira do marido, que deseja matá-lo de qualquer jeito.

2º Módulo: 18 de abril de 2009 – REGIÃO SUL

Para colocar em discussão as marcas culturais que caracterizam a região sulina do país, cuja ocupação se deu pelas atividades de três grupos: os mestiços (gaúchos), os açorianos (portugueses, Ilha de Açores) e os italianos, foi escolhido o filme O Quatrilho, de Fábio Barreto, que destaca uma história de imigrantes italianos.

O QUATRILHO

Sinopse: Em uma comunidade rural no Rio Grande do Sul, composta por imigrantes italianos, dois casais muito amigos se unem sob o teto de uma mesma casa. O tempo faz com que a esposa (Patrícia Pillar) de um (Alexandre Paternost) se interesse pelo marido (Bruno Campos) da outra (Glória Pires). Ambos decidem fugir e recomeçar outra vida, deixando para trás seus parceiros. O Quatrilho foi o segundo filme brasileiro a ser indicado ao Oscar®.

3º módulo: 16 de maio de 2009 – REGIÃO CENTRO-OESTE

A terceira região escolhida para discutir a identidade nacional foi a região Centro-oeste, com o filme Brasília 18%, de Nelson Pereira dos Santos. O filme trata do conhecido jogo de influências que tramam as relações políticas enraizadas no Planalto Central, de onde emanam as decisões vitais do país. (filme a ser confirmado)

BRASÍLIA 18%

Sinopse: O médico legista Olavo Bilac, renomado especialista brasileiro que trabalha em Los Angeles, é convidado pelo IML de Brasília para arbitrar a controvertida perícia referente à identificação de uma ossada, supostamente pertencente à jovem economista Eugênia Câmara, desaparecida há meses. A decisão do médico é cercada por grande pressão e expectativa. Se a perícia confirmar sua identidade, ficará provado que ela foi assassinada pelo namorado Augusto dos Anjos, cineasta, colega de faculdade e última pessoa a vê-la antes do desaparecimento. O futuro deste artista promissor depende, portanto, do laudo pericial do famoso legista. Os políticos acusados pelo principal suspeito querem que o cineasta permaneça na cadeia e, por isso, pressionam o legista para identificar o corpo de Eugênia. No entanto, o Doutor Bilac, que sofre profundamente por uma viuvez recente, apaixona-se por Eugênia através de fotos e vídeos, e também por comentários, sempre contraditórios, sobre seu comportamento. Dominado pela paixão, ele conclui a perícia: o corpo examinado NÃO é de Eugênia. Ela está viva? Quais as consequências dessa conclusão científica sobre o universo político de Brasília?

4º módulo: 20 de junho de 2009 – REGIÃO NORDESTE

Para tratar do drama do nordestino e suas dificuldades, foi escolhido o filme O caminho das nuvens, dirigido por Vicente Amorim. A história, re-atualiza um velho drama vivido pelo povo do Nordestes: a fuga do sertão, em busca de dias melhores.

CAMINHO DAS NUVENS

Sinopse: Inspirado em fatos reais, O Caminho das Nuvens narra a história de um casal e seus cinco filhos, com idades entre 6 meses e 14 anos, que percorrem 3.200 km de bicicleta em busca de um sonho. Romão (WAGNER MOURA), um caminhoneiro desempregado e Rose (CLAUDIA ABREU), sua mulher, deixam a Paraíba para atravessar cinco estados até o Rio de Janeiro, em busca de um emprego de mil reais por mês.

5º módulo: 04 de julho de 2009 – REGIÃO SUDESTE

Para tratar das questões da diversidade da Região Sudeste, foi escolhido o filme Amor & Cia, de Helvécio Ratton. A história se desenrola no século XIX, época em que alguns costumes se aboliam, para dar lugar a hábitos e comportamentos urbanos até hoje observados nos grandes centros.

AMOR & CIA

Sinopse: Em São João Del Rey, no final do século XIX, vive Alves (Marco Nanini), um próspero negociante. Um dia ele vai para casa mais cedo para comemorar com Ludovina (Patrícia Pillar) os quatro anos de casados, mas a encontra com Machado (Alexandre Borges), seu sócio, em atitude suspeita. Apesar de aparentemente nada de mais grave ter acontecido, Alves expulsa a mulher de casa no mesmo dia e pensa em desafiar seu sócio e ex-amigo para um duelo, na qual apenas uma arma estaria carregada e a distância seria de dois passos. Entretanto, os acontecimentos tomam um rumo inesperado.