Universidade do Estado de Mato Grosso

EMENTÁRIO DAS MATRIZES CURRICULARES DO CURSO DE LETRAS

 EMENTÁRIO DAS MATRIZES CURRICULARES DO CURSO DE LETRAS:HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS E LÍNGUA INGLESA E HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS E LÍNGUA ESPANHOLA  I SEMESTRE  Produção de Texto I Introdução aos estudos lingüísticos pela leitura de ensaios e textos sobre linguagem e língua, acessíveis aos alunos, e pela produção de textos acadêmicos como resumos, resenhas, relatórios de pesquisa, etc. Sociologia e LinguagemLíngua, Sociedade e Cultura. Literatura e Sociedade. A Linguagem e as transformações sociais: mentalidades e contextos históricos. A produção dos discursos na esfera social: ideologias. A ordem social dos discursos: controle e disciplina no âmbito da linguagem. Filosofia e LinguagemLinguagem e Processos de Humanização.  Linguagem e Cultura. Atividades Sociais e Humanas e Linguagem. Linguagem e Pensamento: a passagem do Pensamento Mítico para o Pensamento Filosófico-científico. Linguagem e Poder. Linguagem e Saber. Conceitos da Filosofia aplicados à Linguagem: Verdade, Virtude, Razão, Conhecimento, Cultura, Ética. Filosofia e Literatura. Filosofia e Lingüística. Língua Inglesa IDesenvolvimento da competência lingüística comunicativa de compreensão e expressão oral e escrita com vocabulário de nível básico. Estruturas e normas gramaticais básicas que contribuam para o desenvolvimento dessas competências. Leitura de textos de nível básico. Aspectos culturais e localização de países falantes da língua inglesa. Introdução dos elementos fonéticos da língua inglesa Realização de atividades práticas no laboratório de línguas. Língua Espanhola I Noções introdutórias de língua espanhola para o desenvolvimento da competência lingüístico-comunicativa de compreensão e expressão oral e escrita com vocabulário de nível básico. Estruturas e normas gramaticais básicas que contribuam para o desenvolvimento dessas competências. Leitura de textos de nível básico. Diversidade cultural dos povos falantes de espanhol, seus usos, costumes e tradições. Realização de atividades práticas no laboratório de línguas. Introdução aos Estudos da LinguagemHistórico do pensamento ocidental sobre o estudo das línguas e da linguagem. A investigação científica do fenômeno da linguagem: o surgimento da Lingüística. O papel da lingüística no estudo das línguas naturais e da linguagem humana em oposição a outras ciências. O problema do objeto da lingüística: as línguas naturais como objeto de estudo e a linguagem humana como objeto de estudo. O problema do método: o procedimento indutivo e seu caráter descritivo na investigação das línguas e o procedimento hipotético-dedutivo e seu caráter explicativo e preditivo na investigação da linguagem. A teoria como um conjunto sistemático de conhecimento sobre as línguas e a linguagem. A relação entre língua, linguagem, sociedade, cognição e cultura. Problematização de fatos pertinentes à teorização científica das línguas e da linguagem. Políticas PúblicasA evolução da instituição escolar brasileira, suas características, estrutura e objetivos. Organização da educação brasileira, sua estrutura administrativa e didática; objetivos e princípios da educação básica, suas bases filosóficas, culturais e sócio-econômicas. Diretrizes Curriculares Nacionais. Parâmetros Curriculares Nacionais. Normas reguladoras do sistema estadual de ensino. Tópicos de Leitura e InterpretaçãoA construção do sentido do texto – habilidades lingüísticas e compreensão global. Atividades e estratégias de processamento textual. Intertextualidade e polifonia. Tópicos em Ensino de Língua Inglesa para Fins EspecíficosEsta disciplina tem seu foco no estudo sobre o ensino de Língua Inglesa para fins específicos. Questões como o conceito de ensino para fins específicos e as concepções de língua e aprendizagem subjacentes à essa abordagem são componentes que constituem esta disciplina. Tópicos em Ensino de Língua Espanhola para Fins EspecificosNoções introdutórias de língua espanhola para o desenvolvimento da competência interpretativa e escrita com vocabulário de nível básico. Estruturas e normas gramaticais básicas que contribuam para o desenvolvimento dessas competências. Leitura de textos de nível básico.  II SEMESTRE  Produção de Texto II Introdução a temas fundamentais da lingüística pela leitura de obras sobre linguagem e língua e pela produção de textos acadêmicos. Língua Inglesa II Desenvolvimento da competência comunicativa enfatizando as habilidades lingüísticas (escutar, falar, ler e escrever). Aquisição de vocabulário, estudo das estruturas e normas gramaticais da língua que oportunizem o aprimoramento da competência lingüístico-comunicativa. Estudo de textos que dão seqüência aos já enfocados. Aprofundamento quanto ao estudo de elementos fonéticos da língua-alvo. Realização de atividades complementares no laboratório de línguas. Língua Espanhola II Desenvolvimento da competência comunicativa de compreensão e expressão oral e escrita, com vocabulário de nível básico. Estratégias e técnicas de leitura para a compreensão textual, mediante temáticas. 

Textos Fundamentais da Literatura

Leitura e interpretação de obras de grande relevância no cânone ocidental. (Algumas Sugestões: A literatura na Era Clássica: Sófocles, Édipo-Rei. Era Medieval: Chrétien de Troyes, Perceval. Humanismo e Classicismo: Geoffrey Chaucer, Os contos de Canterbury; Giovanni Boccaccio, Decamerão; William Shakespeare, Hamlet; Voltaire, Cândido. Romantismo: Johann Wolfgang Goethe, Werther; Honoré de Balzac. Eugênia Grandet ou As ilusões perdidas. Realismo: Gustave Flaubert, Madame Bovary. Modernismo: Franz Kafka, A metamorfose, O processo; Jorge Luís Borges, Contos.) (Algumas Sugestões: Poesia Ocidental: da Era Clássica ao Modernismo. Homero, Odisséia; Ésquilo, Prometeu acorrentado; Eurípides, Medeia. Miguel de Cervantes, Dom Quixote; Daniel Defoe; Robinson Crusoé; Corneille, El Cid; Molière, Tartufo. J. W. Goethe; Fausto. Sthendal, O vermelho e o negro. Edgar Alan Poe, Contos. Fenimore Cooper, O último dos moicanos. Charles Dickens, Oliver Twist. Émile Zola, Thérèse Raquin. F. M. Dostoièvski, Crime e castigo. David-Herbert Lawrence, O amante de Lady Chatterley. Thomas Mann, Morte em Veneza. Ernest Hemingway, Por quem os sinos dobram. Bertold Brecht, Mãe Coragem e seus filhos. Hermann Hesse, Demian. J. D. Salinger, O apanhador no campo de centeio. Formação da Língua Portuguesa – DiacroniaO Latim vulgar: sua formação, expansão, diferenciação e a formação das línguas românicas. Formação e história da Língua Portuguesa. DidáticaO papel social e educacional da Didática. O ensino, a aprendizagem, e a pratica pedagógica.Conhecimento da realidade escolar. Identificação e análise de estratégias de ensino, da natureza dos conteúdos e das formas de avaliação. Planejamento de ensino. História da Educação no Brasil. As diferentes correntes pedagógicas. Objetivos da Educação Básica. Reflexão crítica sobre a prática pedagógica. Currículo e ensino.  Psicologia da EducaçãoA Psicologia Evolutiva conforme as teorias do desenvolvimento psicossexual, cognitivo e psicossocial, desde a concepção até a maturidade. As implicações do desenvolvimento no período de aprendizagem e os aspectos mais relevantes para a formação de professores do ensino fundamental.Tópicos em Literatura: Mulher e LiteraturaEstudos literários a partir da categoria de gênero. A construção e representação do feminino e do masculino no contexto historico, literário e cultural da humanidade com ênfase na autoria feminina brasileira.  Tópico em Análise de Materiais Didáticos em Língua PortuguesaInvestigação  das abordagens e dos métodos de ensino de língua portuguesa, promovendo análises de materiais didáticos e discussões sobre a prática docente. Análise e reflexão sobre o material didático disponível para o ensino da língua portuguesa. Tópico em Análise de Materiais Didáticos em Língua PortuguesaInvestigação  das abordagens e dos métodos de ensino de língua portuguesa, promovendo análises de materiais didáticos e discussões sobre a prática docente. Análise e reflexão sobre o material didático disponível para o ensino da língua portuguesa.  III SEMESTRE  Língua Portuguesa I – Fonética e FonologiaFonética: o aparelho fonador; descrição dos segmentos consonantais e vocálicos do Português (IPA); Tipologia Silábica; a estrutura silábica do Português. Fonologia: fonemas e alofones (descrição da fonologia do Português); o acento em Português; glides; relação grafema-fonema; modelos de análise fonológica. Teoria Literária I A Natureza do fenômeno literário e a função da Literatura. Gêneros literários: conceitos e evolução. Periodização literária. Pressupostos teóricos norteadores dos estudos literários. O universo poético: formas e associações imagéticas. A lírica e a épica. Teoria do Drama: conceito e evolução histórica; características, estrutura e espécie; os elementos (ação, personagens, tempo e espaço). Leitura e análise de textos poéticos e dramáticos. Lingüística I A lingüística como ciência: a definição do campo, do método e do objeto. A constituição de um objeto para a Lingüística: o estruturalismo, o gerativismo e o funcionalismo.  Técnicas de Pesquisa em Letras (IMC) As diferentes relações entre sujeito, objeto e teoria na produção do conhecimento em lingüística e literatura. Produção de ensaio e Pesquisa. Especificidade de Letras. Pesquisa Lingüística e Literária. A Comunicação da Pesquisa em Letras. Elementos da Redação. Língua Inglesa III Ênfase no desenvolvimento da competência lingüístico-comunicativa através de leitura e produção de textos em nível pré-intermediário. Estudo de estruturas da língua e normas gramaticais que contribuam para o desenvolvimento de tal competência. Realização de atividades práticas no laboratório de línguas. Língua Espanhola III Desenvolvimento da competência comunicativa de compreensão e expressão oral e escrita, com vocabulário de nível pré-intermediário Estudo de estruturas da língua e normas gramaticais que contribuam para o desenvolvimento de tal competência. Realização de atividades práticas no laboratório de línguas. Literatura Portuguesa I Poesia e prosa medieval; a Literatura humanista; o teatro de Gil Vicente, a Literatura Clássica, Camões lírico e épico; a estética Barroca e os sermões do Padre Vieira; a literatura Neoclássica ou do Arcadismo, através da obra de Bocage. A relação das obras estudadas com o período estético, com as demais literaturas do cânone universal, com as outras artes e com o contexto social, filosófico e histórico.  Tópicos em Ensino da Língua Portuguesa: Produção de Texto nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental   IV SEMESTRE  Língua Portuguesa II – MorfologiaCrítica dos estudos de morfologia nas gramáticas normativas. Morfologia Flexional e Derivacional do Português. Processos morfofonêmicos e morfosintáticos do Português Brasileiro.  Teoria Literária IIAs formas literárias em prosa. Teoria da narrativa: conceitos e evolução histórica; estudo dos elementos da narrativa e análise de textos. Teoria do romance. Lingüística II Estudo da teoria da Enunciação. O interacionismo na lingüística. Literatura Portuguesa II Estudo de obras literárias relevantes, em prosa, para compreensão da literatura portuguesa do quinhentismo ao século XX. Língua Inglesa IV Leitura e produção de textos nos discursos direto e indireto, estudo das estruturas da língua e normas gramaticais enfocados no nível pré-intermediário, enfatizando a competência lingüístico-comunicativa e considerando as linguagens escrita e falada. Desenvolvimento de atividades práticas no laboratório de línguas. Língua Espanhola IVAprimoramento do nível de competência lingüístico-comunicativa por meio da leitura e produção de textos (orais e escritos) no nível pós-intermediário. Desenvolvimento de atividades práticas no laboratório de línguas. Língua de SinaisModelos educacionais na educação de surdos: modelos clínicos, antropológicos, da diferença e mistos. Cultura e identidades surdas: identificações e locais das identidades (família, escola, associação, etc.). A fonologia, a morfologia e a sintaxe da Língua Brasileira de Sinais. Tópicos de lingüística aplicados à língua de sinais: semântica, pragmática, análise de discurso e sociolingüística. A questão do bilingüismo: português e língua de sinais. Atividades de prática como componente curricular. Tópicos em Critica LiteráriaEstudo de algumas das principais correntes da crítica literária, a partir da reconstituição de sua história e de sua problemática teórica. Tópico de Prática de Ensino de Língua Portuguesa: Uso de Novas Tecnologias da Comunicação e da InformaçãoReflexão sobre conceitos relacionados às novas tecnologias da comunicação e da informação e o ensino/aprendizagem de língua portuguesa. Análise e produção de textos em língua escrita por meio do uso de novas ferramentas da comunicação e da informação. Ênfase na construção prática de projetos didáticos a partir da utilização desses recursos.    V SEMESTRE  Língua Portuguesa III – Sintaxe Crítica dos estudos de sintaxe nas gramáticas normativas. A estrutura da oração, a transitividade. Concordância. Colocação. Coordenação e subordinação.

 

Literatura Brasileira IPrimeiras manifestações literárias: a literatura dos conquistadores. Período Colonial. O Barroco. A produção literária neoclássica e arcádica. A sátira do século XVIII: Cartas Chilenas. Conexões explícitas e articulações implícitas do texto literário com o contexto histórico e sócio-cultural Sociolingüística Relações entre língua, cultura, história e sociedade. A diversidade lingüística. A diversidade lingüística no Brasil e as políticas de línguas: variedade padrão e não-padrão; preconceito lingüístico e divisão social. Língua Inglesa VEstudo das peculiaridades estruturais e gramaticais da língua-alvo que auxiliem na comunicação oral e escrita para a compreensão do discurso que contempla vocabulário de nível intermediário. Leitura e produção de textos dissertativos, descritivos e narrativos dentro do nível enfocado. Realização de atividades práticas no laboratório de línguas. Língua Espanhola VEstudo das peculiaridades estruturais e gramaticais da língua-alvo que auxiliem na comunicação oral e escrita para a compreensão do discurso que contempla vocabulário de nível intermediário. Leitura e produção de textos dissertativos, descritivos e narrativos dentro do nível enfocado. Realização de atividades práticas no laboratório de línguas. Literatura Infanto-Juvenil Literatura Infanto-Juvenil: origem, evolução e limites do gênero; Literatura Infanto-juvenil no Brasil: panorama histórico. Leitura e exploração do livro Infanto-Juvenil em sala de aula, considerando seus aspectos pedagógicos e de obra de arte. Trabalho de técnicas e métodos lúdicos de aproveitamento de leitura, para formação do hábito de ler (laboratório).  A ideologia imanente na literatura infanto-juvenil: contos de fadas e o trabalho com a poesia. Montagem de álbuns com sugestões para: biblioteca infanto-juvenil, técnicas e jogos para leitura, cantigas de roda e lendas regionais.   Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua PortuguesaAquisição da linguagem e ensino da Língua Materna. A sociolingüística e a aprendizagem da língua portuguesa. A lingüística aplicada à leitura, à escrita e ao ensino da gramática. Formação do professor de língua portuguesa e suas implicações no ensino de língua materna. Práticas de métodos e técnicas de ensino de português como língua materna. Tópicos em Literatura Brasileira ContemporâneaEstudo de autores e obras literárias do chamado período pós-moderno da literatura brasileira. Leituras escolhidas de textos ficcionais e teóricos a partir da década de 1950. Modos e práticas do ensino da literatura numa correlação com a contemporaneidade. Tópicos em Processamento Lingüístico-Tecnológico da Linguagem HumanaO universo do computador e o processamento automático da linguagem natural: o computador e lingüística computacional. O campo de investigação do processamento automático da linguagem humana e os modelos de representação do conhecimento lingüístico-computacional da linguagem humana. Princípios para a elaboração de modelos de processamento automático da linguagem natural: mapeamento de problemas para o processamento sintático, para a interpretação semântica e para a representação do contexto e do conhecimento de mundo; soluções fornecidas pelos modelos lingüísticos e pelos modelos computacionais e linguagens de programação para o processamento da linguagem humana. Aplicações para as pesquisas em PLN: interfaces em linguagem natural e simulação e teste de modelos lingüísticos; léxicos e thesaurus informatizados; material informatizado para ensino-aprendizado de línguas; tradução automática. VI SEMESTRE  Língua Portuguesa IV – SemânticaLíngua e enunciação. Léxico e relações de sentido (homonímia, sinonímia, polissemia, antonímia, hiponímia e hiperonímia). Significação dos enunciados: sentido e referência: implícitos e pressuposição em Português; Polifonia da enunciação; a negação. Os atos de fala. Operadores de argumentação. Literatura Brasileira II Estudo de obras literárias relevantes da literatura de informação ao século XX. Literatura AfricanaEstudo das literaturas africanas de língua portuguesa, através da leitura e análise de obras. A relação das obras estudadas com o período estético, com as demais literaturas do cânone universal, com as outras artes e com o contexto social, filosófico e histórico. Língua Inglesa VIAprimoramento do nível de competência lingüístico-comunicativa por meio da leitura e produção de textos (orais e escritos) no nível pós-intermediário. Desenvolvimento de atividades práticas no laboratório de línguas. Língua Espanhola VIAprimoramento do nível de competência lingüístico-comunicativa por meio da leitura e produção de textos (orais e escritos) no nível pós-intermediário. Desenvolvimento de atividades práticas no laboratório de línguas. Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua EstrangeiraModelos de aquisição de L2 e LE. Reflexão sobre planejamento de cursos de línguas. Avaliação e preparação de material didático. Procedimentos de pesquisa em Lingüística Aplicada. Dimensão cultural no ensino de Língua Estrangeira. Localização da Teoria de Ensino de Línguas como uma das sub-áreas da Lingüística Aplicada. Definições de Lingüística Aplicada segundo diversos autores. Estudo das crenças, cultura de aprender, interlíngua (erros e fossilização), a formação de professores. Discussão a respeito das razões de se aprender uma Língua Estrangeira. Análise de materiais didáticos investigando as concepções de sujeito (behaviorista, cognitivista, histórico-discursivo) e linguagem (estrutura, funcional, histórico-discursiva) que orientam a sua elaboração.  Análise do Discurso A conjuntura intelectual da Análise de Discurso. Conceitos básicos. Noção de interpretação. Análise: dispositivo e procedimentos. Tópicos em Morfossintaxe Identificação dos elementos mórficos, a partir dos constituintes imediatos; estudo de propriedades morfossintáticas; identificação dos processos lexicais e flexionais e caracterização da constituição morfológica; estudo das estratégias morfossintáticas de marcação de caso. Tópicos em Literatura e HistóriaA disciplina abordará as relações entre História e Literatura, contrastando o romance histórico tradicional com o romance contemporâneo que se fundamenta na História, com ênfase nas Literaturas Vernáculas e de Língua Inglesa.   VII SEMESTRE  Literatura Brasileira III Estudo de obras literárias relevantes desde o início do século XX à atualidade. Estudo das principais obras em prosa da literatura mato-grossense. Língua Inglesa VII Aprimoramento da competência lingüístico-comunicativa até o nível avançado. Exercícios de ampliação do vocabulário. Desenvolvimento de atividades práticas no laboratório de línguas. Língua Espanhola VIIAprimoramento da competência lingüístico-comunicativa até o nível avançado. Exercícios de ampliação do vocabulário. Desenvolvimento de atividades práticas no laboratório de línguas. Estágio Curricular Supervisionado I – Língua PortuguesaRelação entre conteúdos, práticas de ensino e de aprendizagem e a avaliação: a interação em sala de aula. Relação entre descrição lingüística e prática de ensino. A avaliação da leitura da produção textual e da análise lingüística.  Estágio Curricular Supervisionado I – Literatura de Língua PortuguesaRelação entre conteúdos, práticas de ensino e de aprendizagem e a avaliação: a interação em sala de aula. Relação entre prática de ensino e a aprendizagem de literatura. A avaliação da leitura da produção textual e da análise lingüística.  Estágio Curricular Supervisionado I – Língua InglesaOs PCNs e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Elaboração de cronograma de trabalho para a análise dos instrumentos de registro, de acompanhamento e de avaliação das atividades curriculares da escola-campo.  Relação entre conteúdos, prática de ensino e de aprendizagem e a avaliação: a interação em sala de aula. Relação entre descrição lingüística e prática de ensino. A avaliação da leitura em língua e literaturas de língua inglesa, da produção textual e da análise lingüística. Estágio Curricular Supervisionado I – Língua EspanholaReflexões introdutórias e estruturação de um corpo teórico-prático de pressupostos metodológicos/didáticos do ensino do Espanhol no Ensino Fundamental e Médio. Observação de aulas. Estudo e reflexões sobre o papel do professor e do aluno em sala de aula e as perspectivas para a carreira docente. Aulas simuladas e familiarização com o futuro ambiente de trabalho. TCC I Tipos e métodos de pesquisa. Normas da ABNT. Leitura Orientada. Elaboração do Projeto de Pesquisa. Tópicos em SemânticaApresentação, análise e discussão de uma das teorias recentes no campo da semântica (Semântica da Enunciação, Semântica Argumentativa, Semântica Cognitiva entre outras).Tópicos em Sintaxe NormativaA sintaxe na Gramática Tradicional do Português  VIII SEMESTRE  TCC IITrabalho de Campo. Pesquisa Bibliográfica. Elaboração da Monografia.  Língua Inglesa VIII Produção oral e escrita em nível avançado: conversação e redação. Leitura de textos críticos e literários. Língua Espanhola VIII Produção oral e escrita em nível avançado: conversação e redação. Leitura de textos críticos e literários. Estágio Curricular Supervisionado de Língua Portuguesa A formação do professor de ensino de Língua. Abordagem teórico-prática acerca do ensino da língua materna. Concepção de linguagem e ensino da gramática. Organização das atividades curriculares. Inserção na comunidade escolar. Docência em Língua Portuguesa. Estágio Curricular Supervisionado de Literatura da Língua PortuguesaConceituação sobre literatura e sobre ensino, buscando aliar teorias pedagógicas à especificidade do texto artístico-literário e discussão sobre situações de ensino verificadas durante o estágio observatório. Estágio Curricular Supervisionado de Língua Inglesa A formação do professor de ensino de língua. Abordagem  teórico-prática  acerca do ensino da língua estrangeira. Concepção de linguagem e ensino da gramática.Organização das atividades curriculares. Inserção na comunidade escolar. Docência em Língua Inglesa. Estágio Curricular Supervisionado de Língua Espanhola Planejamento de aulas, seleção e análise de material didático. Inserção no cotidiano escolar de uma escola regular. Análise e planejamento de projeto didático-pedagógico. Regência de aulas. Regência de aulas em escola-campo. Reflexão sobre a própria atuação como regente de aulas de ELE e a realidade escolar. Apresentação de relatório final. Tópicos em Identidade e Linguagem Estudo das relações entre o lingüístico e o histórico na produção de sentidos do discurso, bem como das posições de sujeito e dos dispositivos de subjetivação. Estudo da produção de identidades nas práticas discursivas e na circulação dos sentidos. Tópicos em Teoria da Literatura Comparada Estudo da literatura comparada através da sua história, crítica, metodologia e temas atuais. Discussão sobre temas fundamentais da poética através de questões intertextuais e intersemióticas. Tópicos em Sintaxe Variacionista Princípios sintáticos. Parâmetros sintáticos. Fenômenos sintáticos. Comparação entre línguas. Comparação entre o português e outras línguas. Ensino da Sintaxe.

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