História da Língua Portuguesa
(HLP)

A disciplina História da Língua Portuguesa tem como ementa os seguintes tópicos: Formação e História da língua portuguesa. Estudo dos aspectos gramaticais do português. Processos de gramatização da língua portuguesa. Tipos de gramáticas e de dicionários.
Essa disciplina tem como objetivo levar o aluno a compreender que uma língua é resulta do de um processo histórico, bem como as transformações (fonéticas e gramaticais) que ocorreram desde as origens do português,ou seja, desde o latim vulgar até o PB atual.
O conteúdo que se pretende trabalhar este semestre è:A história externa do português.A história interna do português.Os metaplasmos. As alterações morfossintáticas pelas quais passou e passa o português.Como se faz um manual de gramática normativa.O que é gramática normativa.Confecção e uso do dicionário.
Como atividade à distância usamos as quinze horas estabelecidas para a seguinte atividade. Será produzido um texto com base nas leituras e discussões em sala. Esse texto será apreciado e comentado pelos aluno sem forma de fórum de debate,com valor avaliativo.