Universidade do Estado de Mato Grosso

II FÓRUM DE ENSINO

Todos os campi da Unemat prestigiam II Fórum de Ensino

Todos os 11 campi da Universidade do Estado de Mato Grosso estão presentes no “II Forum de Ensino: Educação, Ciência e Tecnologia em debate para o redimensionamento do Ensino Superior”, que foi aberto oficialmente na noite desta quarta-feira (21). O Fórum é realizado pela Unemat, Secretaria de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Secitec) e Fundação de Apoio a Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) com apoio dos Conselhos Estadual e Nacional de Educação e do Campus Jane Vanini, em Cáceres, onde ocorre o evento.

O número de inscritos superou as expectativas dos organizadores, os Grupos de Trabalho montados para discutir diferentes temáticas foram preenchidos. A estimativa da Proeg é que cerca de 1.300 pessoas, sejam acadêmicos, funcionários e professores se inscreveram.

Durante a abertura do evento, o presidente do Fórum e pró-reitor de Ensino e Graduação da Unemat, professor doutor Aguinaldo Rodrigues, enfatizou que esse é o momento oportuno para discutir políticas que assegurem uma educação de qualidade. Ele lembrou que a Unemat tem grande responsabilidade pela qualidade da educação no Estado de Mato Grosso, e que a intenção da universidade é a de formar um sujeito com carater positivo na sociedade.

O pró-reitor afirmou também que a Unemat não pode adotar práticas excludentes, e que todos: alunos, professores e funcionários devem estar preparados e dispostos a buscar uma educação superior de qualidade.

O reitor da Unemat, professor mestre Taisir Karim, afirmou durante a abertura do evento que esse é um momento singular para a instituição, e que a realização desse fórum vai dar contribuições significativas para o Congresso Universitário que deve ocorrer em meados de outubro. Segundo ele, com a implantação dos Planos de Cargos, Carreira e Salários tanto dos técnicos como dos professores da Unemat a educação deve ganhar em qualidade. “A partir de agosto, nossos professores terão dedicação exclusiva para se dedicar às atividade de ensino, pesquisa e extensão e isso vai refletir na qualidade do nosso ensino, no volume de pesquisas e na consolidação dos cursos de pós-graduação stricto sensu”. disse.

O reitor destacou ainda a importância do apoio que a Unemat vem recendo da Secretaria de Ciência e Tecnologia, como da Fapemat, que nos últimos dois anos e meio investiu cerca de R$ 10 milhões em projetos de pesquisa, bolsas, em mestrados e doutorados interinstitucionais e também na construção e equipamentos de centros de pesquisa.

O presidente da Fapemat, professor doutor Antonio Carlos Camacho também esteve presente na abertura do evento, e lembrou que as discussões que estão sendo travadas no Fórum extrapolam o contexto da Unemat. Segundo ele esse é um momento oportuno para se pensar a qualidade, uma vez que os governos estaduais e federais estão sensíveis no que tange a liberação de financiamentos para pesquisa.

Programação: A conferência de abertura do II Fórum foi proferida pela professora doutora da Univesidade de Nacional de Brasilia, Iara de Xavier, que discutiu a relação entre univesidade e sociedade.

Na manhã desta quinta-feira ocorre a conferência com a professora da Universidade Federal do Ceará, Ana Maria Iorio Dias, que trata do tema: Políticas Públicas para a Educação Superior, envolvendo as questões de financiamentos. Na sequência, uma mesa redonda com os pró-reitores da Unemat, Proec, Proeg e PRPPG, discutem a relação entre ensino, pesquisa e extensão.
No período da tarde tem início os trabalhos dos grupos de pesquisa.

Sexta-feira: A programação inclui duas mesas redondas na manhã: “Políticas de ingresso e permanência discente no ensino superior” e “Avaliação do ensino superior – Reforma universitária”. Os grupos de trabalho voltam a se reunir à tarde. No sábado serão apresentados os resultados dos trabalhos desenvolvidos nos grupos de trabalho e o encerramento do Fórum.