Universidade do Estado de Mato Grosso

Reajuste Salarial dos Servidores Estaduais

 
O reajuste salarial dos servidores públicos estaduais será de 8,32% sobre os salários de maio
Reajuste salarial dos servidores estaduais será de 8,32% a ser pago em junho

O reajuste salarial dos servidores públicos estaduais de mato Grosso será de 8,32% sobre os salários de maio, correspondentes ao índice de 5,15% referente à inflação do período mais 3,17% de aumento real. Foi o que informou o secretário estadual de Administração, Geraldo De Vitto ao sair da reunião entre o governador Blairo Maggi, o Fórum Sindical dos Servidores e uma comissão de deputados que mediou as negociações, na manhã desta segunda-feira (26.05). “Hoje é um dia de festa, de comemoração, pois conseguimos selar um acordo que reflete o bom senso e a maturidade do movimento sindical”, afirmou ele.

Segundo Geraldo De Vitto, além do reajuste do percentual sobre os salários dos cerca de 82 mil servidores do Poder Executivo, o acordo fechado prevê ainda, o compromisso do Governo do Estado em estabelecer um calendário de reposição salarial para os anos de 2009 e 2010 em que os índices de inflação serão acrescidos automaticamente de um aumento real de 4%.

O secretário elogiou a atuação da comissão mediadora da Assembléia Legislativa formada pelos deputados; Sérgio Ricardo, Chico Galindo, Roberto França e José Riva, que acompanhou todo o processo de negociação entre o Governo e o Fórum Sindical dos Servidores Públicos Estaduais. Geraldo De Vitto observou ainda que as regras gerais para o reajuste foram definidas ficando somente para estudos, alguns ajustes pontuais relacionados à criação de novos níveis em algumas categorias de servidores.

O coordenador do Fórum Sindical dos Servidores, Adolfo Grassi classificou como um grande avanço o acordo selado com o Governo. “Entendemos que o Governo, responsavelmente chegou nesse índice que foi satisfatório. Reconhecemos isso e sentimos que o Governo está falando a verdade”, afirmou o dirigente classista.

Ele disse compreender que a receita do Governo não permitiria um reajuste superior ao que foi acordado, no entanto disse esperar que, no caso de haver aumento de receita, o Governo seja sensível às reivindicações salariais dos servidores. Adolfo Grassi também elogiou a intermediação dos deputados nas negociações e destacou que o Fórum representa 20 sindicatos e três associações de servidores públicos estaduais.